Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/08/2011 às 14:27:19

Bolsas invertem movimento e passam a operar em campo negativo

SÃO PAULO – Após uma abertura em alta, com os investidores  otimistas diante do acordo anunciado na véspera pelo presidente dos EUA, Barack Obama, sobre a renegociação do aumento do teto da dívida do país, as bolsas nos principais mercados inverteram o movimento de alta e passam a operam em terreno negativo. Por volta das 13h25, o Ibovespa marcava recuo de 0,84% aos 58.328 pontos.
 
Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, caia 1,02%, a 12.019 pontos. O mesmo movimento era observado nos principais índices acionários na Europa.
 
Além do maior foco do mercado na situação fiscal norte-americana, que segue deteriorando mesmo após o possível acordo, o que pode levar a um possível rebaixamento do rating norte-americana pelas principais agências de classificação de risco, o resultado ruim do ISM, indicador do nível de atividade industrial dos EUA, também impacta negativamente o mercado.  
 
Perigo mesmo com acordo
Com o anúncio da possibilidade de acordo, o foco do mercado passou para a sustentabilidade da situação fiscal dos EUA. A percepção é que o fato da dívida pública norte-americana continuar crescendo a um ritmo superior ao da economia pode levar a um rebaixamento da classificação de risco do EUA.
 
Neste sentido, a combinação entre fraco crescimento, como evidenciado pelos últimos indicadores divulgados, e uma situação fiscal delicada, ainda coloca os EUA no centro do debate, principalmente considerando os impactos que um rebaixamento da classificação dos EUA teria sobre o dólar e o restante da economia mundial.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado financeiro espera inflação menor e PIB mais fraco em 2013 e 2014

Segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, a estimativa de expansão da economia neste ano caiu de 2,24% para 2,21%

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para quem tem cartão final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 1, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Injeção do BCE no sistema bancário supera previsões

Os bancos tomaram 530 bilhões de euros na segunda oferta de financiamentos de três anos do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira, levemente acima das previsões,

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal arrecada R$ 993 bilhões em impostos em 2011

A arrecadação de tributos federais cresceu 10,10% no ano passado, já descontada a inflação do período. Dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Receita Federal mostram que o total recolhido em 2011 chega a R$ 993,66 bilhões.

Deixe seu Comentário:

=