Publicado por Redação em Previdência Corporate - 27/01/2015 às 11:18:55

Benefícios da previdência privada pagos entre 1989 e 1995 não recolhem Imposto de Renda

É indevida a cobrança de Imposto de Renda sobre o valor da complementação de aposentadoria e o do resgate de contribuições correspondentes a recolhimentos para entidade de previdência privada ocorridos no período de 1/1/89 a 31/12/95.

Este foi o entendimento do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que decidiu manter sentença da 30ª Vara Federal do Rio que condenou a União a restituir um cidadão que buscou a Justiça após ter tido valores recolhidos sobre a complementação de aposentadoria correspondente às contribuições por ele efetuadas sob a vigência da Lei 7.713/88 (que alterou a legislação do Imposto de Renda).

Segundo a relatora do caso, desembargadora federal Letícia Mello, a norma garantiu a isenção até a edição da Lei 9.250/95, que modificou novamente as regras do IR, permitindo a cobrança do tributo sobre os benefícios da previdência privada.

Isenção garantida

A magistrada destacou que, no entanto, é indevida a incidência do imposto sobre o valor da complementação de aposentadoria paga no período de 1 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1995.

Letícia Mello também destacou em sua decisão que a própria União Federal, ao ser intimada da sentença de primeiro grau, deixou manifesto seu desinteresse em recorrer, o que motivou sua decisão de negar seguimento à remessa necessária. Também chamado de reexame necessário, o procedimento resulta da obrigatoriedade de as sentenças condenatórias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serem submetidas a novo julgamento pela segunda instância, ainda que não tenha havido apelação das partes.

Fonte: www.previdenciatotal.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Mulheres aderem cada vez mais à previdência privada e investimentos de longo prazo

A mulher do século XXI possui um perfil diferenciado. Além do papel multifunção, ela agora é investidora. Preocupada com o seu futuro e o de sua família, a mulher passou a aplicar seu dinheiro para complementar sua renda ao se aposentar, cenário até então bem comum somente entre os homens.

Previdência Corporate, por Redação

100 mil podem ter aposentadoria antecipada

Pelo menos 100 mil servidores públicos federais poderão se aposentar mais cedo em função de trabalharem em carreiras de risco.

Previdência Corporate, por Redação

Planos de Previdência em alta

A demanda por planos de previdência privada cresce dia após dia. Prova disso é o número de consultas que o BuscaPrev, portal de busca e vendas de planos de previdência na internet, registrou nos três primeiros dias de funcionamento: 1,5 mil acessos.

Previdência Corporate, por Redação

Qual é o melhor momento para fazer um plano de previdência?

Qual o melhor momento para aderir a um plano de previdência privada? Os especialistas são unânimes em dizer: o mais cedo possível. Por duas razões. Primeiro, porque os aportes são menores, já que há mais tempo para acumular. Depois, pelos rendimentos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada: planos para menores crescem 20,43% no ano

A preocupação com o futuro dos filhos tem feito os pais planejarem o orçamento, principalmente para investir em algo que garanta tranqüilidade financeira para as crianças.

Deixe seu Comentário:

=