Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/04/2015 às 10:45:11

Os quatro erros mais comuns na hora de declarar o plano de previdência no Imposto de Renda

Plano de previdência no Imposto de renda

Quando isto acontece e não há uma retificação, é possível que a declaração vá parar na malha fina e que a Receita cobre esclarecimentos ao contribuinte

Na hora da declaração, principalmente de quem deixou para cima da hora, é tanto documento e campo para preencher que é preciso prestar bastante atenção para não cometer nenhum engano.

Os erros mais comuns são: confundir PGBL com VGBL, falha na digitação, declarar despesas médicas sem recibos, não informar rendas com aluguel ou recebimento de pensão, entre outros.

Quando isto acontece e não há uma retificação, é possível que a declaração vá parar na malha fina e que a Receita cobre esclarecimentos ao contribuinte. O especialista em tributos da Mongeral Aegon, Reginaldo Coutinho, destacou algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a declaração de quem tem previdência privada.

“A primeira dica é ter em mãos o relatório que as seguradoras fornecem sobre os rendimentos, ler atentamente os dados e ficar atento ao local correto da declaração onde devem constar os valores”, ressalta. Ele explica ainda o que fazer caso ocorram falhas.

Abaixo, as mais comuns:

1 – O que eu faço quando erro o valor dos pagamentos dos planos de previdência privada?

Caso aconteça, o declarante deverá solicitar à seguradora ou empresa de previdência privada o extrato anual com os valores de suas contribuições para os planos de previdência e retificar a sua declaração, informando o valor correto.

2 – Se eu esquecer de declarar os rendimentos recebidos a título de previdência complementar ou resgate de planos PGBL e VGBL, como corrijo?

Se não tiver informado os rendimentos recebidos do seu plano de previdência complementar, solicite à seguradora ou empresa de previdência privada o informe de rendimentos e retifique a declaração incluindo os rendimentos recebidos.

3 – Quando declarei os planos de previdência no IR somei os valores pagos por mim e pelos meus dependentes, fiz certo?

Não. Os planos devem ser declarados individualmente. Faça a retificação e separe os valores.

4 – Declarei os pagamentos dos planos de VGBL na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas, o que faço agora?

O VGBL deve ser declarado na Ficha "Bens e Direitos", pois não é dedutível do imposto, como o PGBL. Retifique sua declaração e informe os valores pagos ao plano.

Fonte: Gazetaonline


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria integral pelo INSS exige até 7 anos a mais de trabalho

Trabalhadores que querem se aposentar e receber o mesmo valor do salário na aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ter que trabalhar por até sete anos além do exigido pela Previdência, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta segunda-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Novo cálculo pode garantir aposentadoria integral em menos tempo

Confira as regras em discussão na Câmara; em uma delas, que deve ser votada nas próximas semanas, o trabalhador recuperaria parte dos direitos retirados com o fator previdenciário       

Previdência Corporate, por Redação

Previdência estuda limites para pensões

O Ministério da Previdência Social está finalizando um projeto que altera as regras de concessão dos benefícios previdenciários, informou ontem o titular da pasta

Previdência Corporate, por Redação

Câmara pede que fim do fator previdenciário seja votado com urgência

O presidente da Câmara, Marco Maia, pediu na última quinta-feira (26) que o fim do fator previdenciário seja votado com urgência. Segundo ele, o pedido atende uma solicitação do grupo de trabalho parlamentar que analisou a questão no ano passado.

Deixe seu Comentário:

=