Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/04/2015 às 10:45:11

Os quatro erros mais comuns na hora de declarar o plano de previdência no Imposto de Renda

Plano de previdência no Imposto de renda

Quando isto acontece e não há uma retificação, é possível que a declaração vá parar na malha fina e que a Receita cobre esclarecimentos ao contribuinte

Na hora da declaração, principalmente de quem deixou para cima da hora, é tanto documento e campo para preencher que é preciso prestar bastante atenção para não cometer nenhum engano.

Os erros mais comuns são: confundir PGBL com VGBL, falha na digitação, declarar despesas médicas sem recibos, não informar rendas com aluguel ou recebimento de pensão, entre outros.

Quando isto acontece e não há uma retificação, é possível que a declaração vá parar na malha fina e que a Receita cobre esclarecimentos ao contribuinte. O especialista em tributos da Mongeral Aegon, Reginaldo Coutinho, destacou algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a declaração de quem tem previdência privada.

“A primeira dica é ter em mãos o relatório que as seguradoras fornecem sobre os rendimentos, ler atentamente os dados e ficar atento ao local correto da declaração onde devem constar os valores”, ressalta. Ele explica ainda o que fazer caso ocorram falhas.

Abaixo, as mais comuns:

1 – O que eu faço quando erro o valor dos pagamentos dos planos de previdência privada?

Caso aconteça, o declarante deverá solicitar à seguradora ou empresa de previdência privada o extrato anual com os valores de suas contribuições para os planos de previdência e retificar a sua declaração, informando o valor correto.

2 – Se eu esquecer de declarar os rendimentos recebidos a título de previdência complementar ou resgate de planos PGBL e VGBL, como corrijo?

Se não tiver informado os rendimentos recebidos do seu plano de previdência complementar, solicite à seguradora ou empresa de previdência privada o informe de rendimentos e retifique a declaração incluindo os rendimentos recebidos.

3 – Quando declarei os planos de previdência no IR somei os valores pagos por mim e pelos meus dependentes, fiz certo?

Não. Os planos devem ser declarados individualmente. Faça a retificação e separe os valores.

4 – Declarei os pagamentos dos planos de VGBL na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas, o que faço agora?

O VGBL deve ser declarado na Ficha "Bens e Direitos", pois não é dedutível do imposto, como o PGBL. Retifique sua declaração e informe os valores pagos ao plano.

Fonte: Gazetaonline


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consulta a 1 mi de restituições do IR 2013

A Receita Federal abre nesta segunda-feira, às 9h, a consulta ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013.

Previdência Corporate, por Redação

IR: consulta ao 2º lote de restituições deve sair na próxima semana

O dinheiro será depositado no banco no próximo dia 15

Previdência Corporate, por Redação

Está perto de se aposentar? Entenda a regra dos 4% e saiba quanto custa viver bem

Você está prestes a se aposentar, ou mesmo que ainda falte muitos anos para parar de trabalhar, já está pensando em qual será a sua renda naquela fase da vida?

Previdência Corporate, por Redação

Economizando horas para uma velhice tranquila

St. Gallen pode ser a primeira cidade suíça criar um "banco do tempo". Nele o poupador deposita horas trabalhadas ao ajudar idosos ou pessoas necessitadas no seu dia-a-dia. A fortuna virtual pode ser posteriormente descontada para comprar para si próprio ajuda.

Previdência Corporate, por Redação

Plenário pode votar projeto da previdência complementar de servidor

O Plenário pode votar a partir desta tarde o Projeto de Lei 1992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Esse projeto tranca a pauta, juntamente com seis medidas provisórias.

Previdência Corporate, por Redação

Previsão do déficit da Previdência pública para 2012 é de R$ 66 bi

O déficit no regime de Previdência própria do servidor público da União em 2011 ficará acima dos R$ 56 bilhões previstos na semana passada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

Deixe seu Comentário:

=