Publicado por Redação em Dental - 14/06/2011 às 10:48:06

Bactéria Periodontal encontrada no líquido amniótico durante avaliação em mulheres com risco de parto prematuro

Um estudo publicado em julho de 2007 no Journal of Periodontology encontrou uma bactéria que normalmente habita na boca e está associada à doença periodontal, no líquido amniótico de algumas mulheres grávidas.

O estudo,que avaliou 26 mulheres grávidas com diagnóstico de parto prematuro, encontrou a bactéria P.Gingivalis na cavidade oral e no líquido amniótico de 30% das mulheres.

Sabemos que existem muitas razões para uma mulher ser diagnosticada com ameaça de parto prematuro, incluindo infecção bacteriana. Pesquisas anteriores mostraram a relação entre gravidez problemática e doença periodontal, que é devido a uma infecção bacteriana crônica.

“Enquanto os resultados deste estudo não mostraram uma relação direta entre doença periodontal e gravidez problemática seria de grande importância dar atenção à saúde oral durante a gravidez,” explica Preston D. Miller, Jr., DDS, President of the American Academy of Periodontology.

Mulheres que estão grávidas ou que consideram a possibilidade de engravidar, devem conversar com os seus dentistas sobre sua saúde oral durante a gravidez.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 14.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 

Dental, por Redação

Ministério libera implantação de 43 novas equipes de saúde bucal no Ceará

Cinco municípios cearenses foram credenciados para receber recursos destinados à saúde bucal pelo  Ministério da Saúde.

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Saúde bucal em 2012 é melhor do que anos atrás diz especialista

Em 2011, o Ministério da Saúde anunciou que pretendia investir mais de R$ 134 milhões em novos procedimentos odontológicos. Isso porque dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal indicam que 35% da população brasileira possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico.

Deixe seu Comentário:

=