Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/09/2012 às 09:12:44

Atividade econômica brasileira cresce 0,42% em julho, diz BC

O índice que mede o desempenho da atividade econômica brasileira apontou crescimento de 0,42% em julho na comparação com junho, segundo divulgou nesta sexta-feira o Banco Central (BC). O índice de atividade econômica IBC-Br é considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. Em junho, o indicador havia subido 0,75% ante maio, segundo dados dessazonalizados, na maior variação mensal desde março de 2011.

A alta é de 1,56% se o indicador for comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo dados dessazonalizados (que excluem a interferência de fatores temporais). De janeiro a julho, a atividade da economia brasileira acumula crescimento de 1,08%, e em 12 meses afoi observado avanço de 1,24%.

O IBC-Br ajuda a autoridade monetária a prever e antecipar como será o comportamento do PIB. O indicador também orienta o BC a definir a taxa básica de juros, Selic, que atualmente está em 7,5%. O índice é formado pelas previsões de crescimento da indústria, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos.

Desempenho da economia
Nessa quinta-feira, o Ministério da Fazenda reduziu de 3% para 2% a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012. A queda se deve ao desempenho do primeiro semestre do ano, abaixo das expectativas do governo. Pelo mesmo motivo, o Banco Central também reduziu a previsão de crescimento do PIB de 3,5% para 2,5%. Para o Ministério do Planejamento, o PIB terá alta de 3% em 2012. Já economistas do mercado financeiro, consultados pelo BC, têm previsão ainda mais baixa, com 1,6%, segundo pesquisa divulgada na última segunda-feira.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo lança agenda para desenvolver 19 setores da economia

A implementação de propostas para melhoria de competitividade da economia brasileira são alguns desafios previstos para as agendas estratégicas setoriais (AES) de 19 segmentos econômicos, cujas metas devem ser implementadas até o final de 2014,

Notícias Gerais, por Redação

Governo espera crescimento com queda da inflação, diz Barbosa

O ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (27) que a perspectiva do governo brasileiro e do próprio mercado é que, em 2013, o país registre crescimento maior da economia, com queda do índice de inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Gastos de brasileiros em viagem ao exterior são recorde para o mês de maio

Apesar da alta recente do dólar, os gastos de brasileiros em viagens ao exterior bateram recorde em maio. No mês passado, essas despesas totalizaram US$ 1,829 bilhão, o maior resultado para o período registrado pelo Banco Central.

Notícias Gerais, por Redação

Descanso e trabalho: o que diz a lei sobre férias, folgas ou feriados?

Há momentos na vida profissional que o trabalhador anseia por um momento de descanso. Entretanto, são poucas as pessoas que sabem o que diz a Lei sobre estes períodos.

Notícias Gerais, por Redação

Consumo deve impulsionar o PIB no 4º tri, dizem economistas

Após recuar 0,1% entre o segundo e o terceiro trimestre, o consumo das famílias deve ter voltado a subir nos últimos meses de 2011, estimam economistas consultados pelo Valor.

Deixe seu Comentário:

=