Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/08/2011 às 14:27:57

Empresa catarinense cria método para reciclagem de resíduos da indústria de fundição de precisão

Seis meses foi o tempo que a Creta Tec, empresa com dois anos de existência e incubada no MIDI Tecnológico, levou para conseguir concluir o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para evitar o descarte de resíduos da indústria de fundição em aterros industrias e ter seu artigo aprovado no Congresso Nacional de Fundição. A demanda surgiu da Sulmaq Industrial e Comercial LTDA, mais precisamente de sua unidade de Microfusão, que produz peças microfundidas de alta precisão para o mercado nacional e internacional. A boa nova será apresentada no 15º Congresso de Fundição (Conaf 2011), que acontece de 4 a 7 de outubro em São Paulo, organizado pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa).
 
Para esta iniciativa, foram aplicadas as tecnologias de caracterização e processamento de materiais, com equipamentos avançados de análises; análise de ciclo de vida de materiais simbiose industrial; desenvolvimento e qualificação de fornecedores e produtos; além dos conhecimentos sobre a natureza e composição de variados materiais e benchmarking técnico-científico. “Nós, da Creta Tec, temos grandes expectativas com esse projeto, pois sabemos que a tecnologia está muito incipiente e abre grandes possibilidades, tanto com a Sulmaq Microfusão como com outras indústrias do mesmo segmento, que enfrentam esse problema. A ideia é totalmente apoiada pelas empresas, mesmo em concorrência, pois com a união dos seus passivos existem maiores oportunidades de aumentar os dividendos”, aponta o diretor da Creta Tec, Sandriny Lacerda, que tem como sócio Guilherme Pacher.
 
Além da possibilidade de reutilização do resíduo, no caso de fundição, segundo Sandriny, a empresa Sulmaq Microfusão consolidou o início de um trabalho de valorização e recuperação do potencial intrínseco do material que era oneroso por ser descartado em aterros. “O mais importante é que a descoberta garante a adequação às leis e normas vigentes, ao passo que beneficia o meio ambiente evitando o despejo de mais lixo na natureza e substituindo a extração de minérios naturais, fornecendo matéria prima de qualidade para a indústria cerâmica”.
 
Para Eduardo Schoppen Bordin, do setor de Engenharia de Métodos e Processos da Sulmaq Microfusão, a empresa teve suas expectativas atendidas. “Nosso objetivo inicial era eliminar o passivo ambiental gerado pelo processo de microfusão e com o andamento do projeto apareceram oportunidades para transformá-lo em rendimento, contribuindo para a utilização racional de matérias primas e para o desenvolvimento sustentável da indústria”. Entretanto, a intenção é de que o trabalho de valorização do material não pare. “Queremos, juntamente com a Creta Tec, buscar novas aplicações, pois sabemos que o resíduo tem grande potencial, inclusive abrindo oportunidades para outras indústrias do ramo aderirem ao projeto nascido na Sulmaq”, diz Bordin, que destaca que mesmo a Sulmaq Microfusão não sendo certificada pela ISO 14001, sempre busca atender os requisitos das normas de qualidade ambiental, legislação e os princípios de desenvolvimento sustentável, criando programas de proteção ao meio ambiente.
 
(Redação - Agência IN)
 
Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 10.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia plano de R$ 100 bi e juros mais baixos para empresas

O governo lançou nesta quarta-feira o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o ano de 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Susep mantém limite de retenção em 3%

A Susep, através da Coordenação Geral de Monitoramento de Solvência (CGSOA), elaborou minuta de Resolução com o intuito de unificar os normativos que dispõem sobre limites de retenção.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros se mostram mais preocupados com futuro do que média latino-americana

s preocupados com o futuro do que a maior parte dos consumidores da América Latina, conforme revela estudo da Kantar Worldpanel.

Notícias Gerais, por Redação

INSS: afastamentos de até 60 dias serão feitos sem perícia médica

Atestados médicos para afastamento do trabalho até 60 dias de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser emitidos por médicos de fora do instituto, por meio de atestado eletrônico e certificado digital.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões com final 4 e 9

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta terça-feira o benefício para os segurados que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 9,

Notícias Gerais, por Redação

Gesso se desprende do teto e fere 4 em hospital em São Paulo

A queda de parte do gesso do teto do hospital São Cristóvão, na Mooca (zona leste de São Paulo), causou ferimentos leves em quatro pessoas

Deixe seu Comentário:

=