Publicado por Redação em Dental - 28/07/2014 às 11:27:32

Ardência bucal atinge mulheres a partir dos 50 anos; entenda

A língua queima, um gosto amargo vem à boca e é difícil engolir. Esses são os sintomas da Síndrome da Ardência Bucal, doença com maior incidência em mulheres com idade entre 50 a 70 anos.

Essa ardência ou queimação costuma ocorrer em mais de uma área, porém a língua é a mais atingida. “Lábios, palato, gengiva e mucosa jugal (área entre a bochecha e a gengiva), assoalho da boca e orofaringe também podem ser abrangidos”, diz Willian Frossard, professor e coordenador de Prótese Dentária Clínica da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A SAB é classificada em três tipos que diferem pelos momentos do dia em que os sintomas aparecem. Algumas pessoas acordam bem e pioram ao longo do dia, enquanto outras já despertam se sentindo mal. O terceiro grupo relata que não há um padrão, os sintomas aparecem em dias aleatórios.

Segundo o especialista, a causa da síndrome está associada a vários sinais clínicos. “Estudos incluem como causas fatores locais, neuropáticos, psicológicos e sistêmicos”, afirma Frossard. Por conta disso, não há tratamento estabelecido e padronizado para esse mal, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar para lidar com o assunto.

A terapêutica depende de um bom exame clínico, baseado nas causas relatadas e focado na melhora dos sintomas da queixa do paciente. Segundo o especialista, também é essencial incentivá-lo e apoiá-lo fazendo com que entenda a complexidade da síndrome.

“Condutas como hidratação constante da boca, controle do consumo de bebidas alcoólicas, fumo, balanceamento da dieta alimentar e prescrição de vitamina B podem ajudar a aliviar os sintomas. Em algumas situações também é necessário trocar a prótese dentária (que podem acumular fungos e bactérias que agravem os sintomas)”, diz Frossard.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo.

Dental, por Redação

Aprenda a montar um kit anti-halitose

O mau hálito é um problema que pode ser prevenido. Tendo as ferramentas certas para cuidar da higiene bucal, o hálito fresco é quase sempre garantido.

Dental, por Redação

Atendimento é reforçado no Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (27), duas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Mato Grosso do Su

Dental, por Redação

O que é cárie de mamadeira?

O hábito de amamentar ou alimentar o bebê com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente ` noite, pode provocar cárie de mamadeira.

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Dental, por Redação

Como superar o medo de dentista?

Medo de dentista é um sentimento normal. Contudo, ele pode se transformar numa fobia. Segundo informações, em torno de 4 a 10% da população tem medo de dentista e uma parcela desses apresenta a fobia.

Deixe seu Comentário:

=