Publicado por Redação em Dental - 14/09/2016 às 11:37:38

Por que sentimos sede depois de escovar os dentes?

 O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucalFoto: design56 / Shutterstock

Substância contida nas pastas de dente resseca a boca e provoca a necessidade de líquidos

Você costuma sentir sede depois de escovar os dentes? Se sua resposta for sim, saiba que isso é mais normal do que você pensa e existe uma explicação para isso. A resposta está em uma substância que existe na composição de algumas pastas de dente.

O nome dela é Lauril Sulfato de Sódio. “Ela funciona como uma espécie de detergente e é a responsável pela limpeza e pela espuma durante a escovação”, diz Thaylla Saraiva, cirurgião-dentista especializada em Saúde Coletiva e da Família.

O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucal.

Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, nos impedindo temporariamente de sentir certos sabores, principalmente o doce.

“Com a língua e a boca ressecadas e sem sentir certos gostos, sentimos a necessidade de ingerir líquidos”, diz a especialista.

Sintoma rápido

A boa notícia disso tudo é que essa sensação dura pouco tempo, pois o LSS fica um curto tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação. Mas a má notícia é que ele tem parceiros nessa missão de ressecamento bucal.

“As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede”, diz Thaylla.

Por outro lado, para exterminar essa sede toda basta beber muita água o que é bom para a saúde bucal, pois ela hidrata toda a boca e contribui favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.

Problemas bucais

Apesar desse problema da sede parecer inofensivo, a coisa não é tão simples assim. O ressecamento da boca causado por essas substâncias presentes em certas pastas de dente pode trazer outros danos para a saúde bucal.

“Atualmente, pesquisadores estabeleceram uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo o Lauril Sulfato de Sódio”, diz Thaylla.

Além disso, o ressecamento pode causar uma descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua), um dos principais vilões do bom hálito. “Esse ressecamento ainda pode causar um gosto amargo na boca e até ardência bucal”, diz a especialista.

Por isso, se sua resposta foi sim para a pergunta feita no início da matéria procure seu dentista e converse com ele sobre isso, ele saberá te indicar os melhores produtos e dar dicas para evitar problemas bucais.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Novos tratamentos dentários prometem eficiência e menos dor

A tecnologia chegou com tudo na odontologia e trouxe consigo anestesias computadorizadas, lentes de contato para os dentes e design de sorriso

Dental, por Redação

Tecnologias detectam cárie antes de ela aparecer

Alguns avanços no diagnóstico da cárie, antes mesmo de a lesão aparecer, já começaram desde a década de 1990.

Dental, por Redação

Existe uma maneira correta de escovar os dentes, saiba qual é

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.

Dental, por Redação

Partículas que aderem ao dente podem proteger contra a cárie

Partículas que aderem ao dente podem promover uma proteção de longa duração contra a cárie, ao se ligarem às superfícies dentais e liberarem gradualmente agentes antimicrobianos, dizem pesquisadores num estudo publicado numa edição recente do Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

Deixe seu Comentário:

=