Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/10/2011 às 14:47:47

Anvisa decide retirada de emagrecedores do mercado nesta terça

A decisão sobre a proibição da venda de medicamentos emagrecedores no país deve sair nesta terça-feira (4) durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro começa às 8h30 na sede do órgão.

A retirada do mercado dos emagrecedores à base de anfetaminas é praticamente certa, uma vez que a equipe técnica da Anvisa e a câmara técnica, formada por especialistas que assessoram o órgão, concordam que os riscos superam os benefícios. Já o embate acerca da sibutramina permanece.

Técnicos da Anvisa defendem o uso da substância com restrições. Isso significa que o medicamento seria recomendado apenas para o tratamento de obesidade em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30% e que não tenham doenças cardiovasculares.

Já a câmara técnica que assessora o órgão mantém a proposta de também banir do mercado a sibutramina, emagrecedor mais usado no país, por apresentar riscos à saúde superiores aos benefícios, como problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso central.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 03.10.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

A explosão nas denúncias sobre calor extremo no trabalho no Brasil

Denúncias ao Ministério Público do Trabalho com referências ao calor quase quintuplicaram entre 2022 e 2024 e queixas recebidas neste início de 2025 já superam as do ano de 2022 inteiro. Forma de trabalhar terá que mudar para se adequar a um mundo cada vez mais quente, dizem especialista.

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema aprimora gestão de recursos em CTI de Santa Casa

Segundo gestores, monitoramento de dados clínicos – que substituiu controle manual em planilhas – reforçou segurança assistencial e controle de recursos públicos

Saúde Empresarial, por Redação

Teuto alcança R$258 mi em parceria firmada com a Pfizer

Já o faturamento da Pfizer entre dezembro de 2010 e julho de 2011, de acordo com dados do IMS Health (apenas vendas farma e mercado ético) foi de R$ 1,9 bilhão - um crescimento de 3% comparado ao mesmo período do ano anterior

Deixe seu Comentário:

=