Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/08/2013 às 17:06:01

Amamentação é essencial para desenvolvimento oral

Que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê já é fato conhecido por todas as mães. Mas o que muitas ainda não sabem é que o ato de mamar também traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração e progressão orofacial dos pequenos.

O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges, explica que na amamentação natural, o bebê é obrigado a fazer um movimento com a boca que pode ajudar no crescimento adequado dos seios da face. “Sem contar que ele é obrigado a respirar somente pelo nariz, o que evita a respiração oral”, destaca.

Os benefícios vão além. Com a amamentação, é possível prevenir a mastigação incorreta, pois se garante uma melhor posição dos dentes, com o desenvolvimento das mandíbulas e dos seios da face. O mesmo já não acontece com os bebês amamentados por mamadeiras, que podem ter o desenvolvimento da fala comprometido, além de progredirem com respiração oral e oclusão dentária.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Cláudio Miyake, destaca ainda que a amamentação natural estimula o crescimento favorável das estruturas do crânio e da face. “Além disso, a amamentação natural promove um efeito psicológico favorável, pois aproxima o bebê da mãe”, diz.

Ele complementa que a amamentação com a mamadeira não requer do bebê um esforço semelhante ao mamar no peito da mãe. “Desta forma, o estímulo para o crescimento não é o mesmo. Existem mães ou babás que, para que o tempo de amamentação pela mamadeira seja mais rápido, ainda cometem o erro de ampliar o orifício do bico da mamadeira, o que resultará em um esforço menor ainda para o bebê conseguir sugar o leite”, aponta.

Portanto, some à lista de benefícios do aleitamento materno todos os prós de se oferecer um leite de qualidade para a criança e o fato de que seu desenvolvimento oral será muito mais tranquilo com a amamentação exclusiva até seis meses de idade e intercalada com alimentos sólidos até os dois anos de vida.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS recebe primeiro lote de medicamento contra o câncer produzido no Brasil

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o primeiro lote do medicamento oncológico brasileiro Mesilato de Imatinibe.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame ocular simples pode indicar doença de Alzheimer

Um monitoramento simples dos olhos pode dar indicações precoces sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Zona Norte do Rio ganha tomógrafo para obesos

Referência no tratamento da obesidade mórbida através do programa de cirurgia bariátrica, o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, ganha nesta terça-feira o primeiro tomógrafo do estado para atender a pacientes com até 320 kg.

Deixe seu Comentário:

=