Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/02/2014 às 10:03:48

Estudo associa baixos níveis de vitamina D a doença grave em gestante

Por meio da análise de amostras de sangue de gestantes, pesquisadores descobriram que níveis baixos de vitamina D estão associados ao aumento do risco de ter pré-eclâmpsia grave, uma doença da gestação que pode ser fatal.

A pré-eclâmpsia se manifesta pela pressão arterial alta e pelo excesso de proteína na urina.

Publicado online no periódico "Epidemiology", o estudo usou 3.703 amostras de sangue obtidas de mulheres que estavam em geral na 21ª semana de gestação, de 1959 a 1966. O nível sanguíneo de vitamina D de mais da metade das gestantes era inferior a 50 nanomoles por litro, quantidade que os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA consideram inadequada à saúde global, e 717 tinham pré-eclâmpsia leve ou grave.

Não foram descobertas associações entre o nível de vitamina D e a pré-eclâmpsia leve. Todavia, após o controle dos fatores índice de massa corporal, raça e nível socioeconômico, entre outros, os pesquisadores descobriram que o risco relativo de ter pré-eclâmpsia grave era 40% menor nas gestantes com níveis sanguíneos de vitamina D maiores que 50 em comparação com as gestantes com níveis inferiores da substância.

"A pré-eclâmpsia grave é rara", afirmou Lisa M. Bodnar, principal autora do estudo e professora adjunta de Epidemiologia da Universidade de Pittsburgh. "Além disso, não podemos determinar se o nível baixo de vitamina D é o que causa a doença. As mulheres não devem correr para as drogarias para comprar suplementos de vitamina D. A gestante que estiver preocupada deve conversar com seu médico e continuar a tomar as vitaminas pré-natais."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sustentabilidade de planos privados de saúde preocupa ANS

A sustentabilidade das operadoras de planos privados de saúde é o maior desafio enfrentado, hoje, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Gripe pode evoluir para pneumonia viral, alerta especialista

 Com as temperaturas mais amenas, os gripes e resfriados chegaram mais cedo este ano. Mas nem todo mundo sabe diferenciar uma doença da outra.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS cria área em portal para segurados avaliarem planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos beneficiários.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo autoriza reajuste de até 5,85% nos remédios a partir do dia 31

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou nesta segunda-feira (19) o reajuste de até 5,85% nos preços dos medicamentos em todo o país.

Saúde Empresarial, por Redação

Entram em vigor novas regras para planos de saúde no país

Entrou em vigor no domingo (1º) a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que amplia a lista de procedimentos que devem ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Deixe seu Comentário:

=