Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/05/2013 às 09:48:28
Alimentos enriquecidos com nutrientes prometem prevenir doenças do coração
Entre os últimos lançamentos do mercado destacam-se produtos fortificados com fitosterol
A indústria de alimentos está investindo cada vez mais em produtos enriquecidos com nutrientes que contribuem para manter a saúde em dia, como cálcio, ômega-3, fibras e ácido fólico. Mas, entre os lançamentos mais recentes do mercado brasileiro estão produtos ricos em fitosterol, como leite em pó e iogurte.
A nutricionista Ana Maria Lottemberg, da USP (Universidade de São Paulo), explica que os fitosteróis são compostos naturais provenientes do reino vegetal que apresentam grande similaridade com a estrutura do colesterol do sangue. Não à toa, contribuem para a redução dos níveis de LDL colesterol, exatamente aquele que faz mal ao coração.
— Todos os vegetais têm fitosterol, sendo a soja sua principal fonte. Mesmo assim, sua quantidade é insuficiente para beneficiar a saúde. Por isso, a importância de recorrer aos alimentos enriquecidos.
Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol
A recomendação diária de fitosterol é de 1 a 3 g, no entanto , segundo uma pesquisa feita em São Paulo, os adultos brasileiros consomem uma média de 100 g diárias. Para atingir a meta, seria necessário ingerir 340 tomates, 168 cenouras ou 120 maçãs diariamente.
“O segredo do envelhecimento saudável está na alimentação”, alerta geriatra
De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 40% da população brasileira têm taxas elevadas de colesterol. O cardiologista Raul dos Santos Dias, diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor (Instituto do Coração), chama a atenção para a importância de controlar o problema.
— O colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que ocupam o primeiro lugar no ranking das causas de morte no mundo.
Leia mais notícias de Saúde
Além de priorizar uma alimentação balanceada — rica em frutas e legumes e pobre em gorduras e açúcares — o médico adverte para outros hábitos saudáveis que ajudam a combater o colesterol alto.
— Prática regular de atividade física, abandono do cigarro, manutenção do peso, controle da pressão arterial e moderação no consumo de bebidas alcóolicas.
Fonte: R7
Posts relacionados
Plano de saúde terá de justificar negativa de atendimento por escrito
Entra em vigor hoje a regra que obriga as operadoras de saúde a informar por escrito o motivo de qualquer negativa de atendimento solicitado pelo segurado.
Telefonemas e programas na web ajudam a deixar o cigarro, diz pesquisa
Você está tentando parar de fumar, como parte de suas resoluções de ano novo? Aconselhamento personalizado pelo telefone, acompanhado por orientação via Web, pode ajudar, de acordo com um estudo.