Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/05/2013 às 09:48:28

Alimentos enriquecidos com nutrientes prometem prevenir doenças do coração

Entre os últimos lançamentos do mercado destacam-se produtos fortificados com fitosterol

A indústria de alimentos está investindo cada vez mais em produtos enriquecidos com nutrientes que contribuem para manter a saúde em dia, como cálcio, ômega-3, fibras e ácido fólico. Mas, entre os lançamentos mais recentes do mercado brasileiro estão produtos ricos em fitosterol, como leite em pó e iogurte.
 
A nutricionista Ana Maria Lottemberg, da USP (Universidade de São Paulo), explica que os fitosteróis são compostos naturais provenientes do reino vegetal que apresentam grande similaridade com a estrutura do colesterol do sangue. Não à toa, contribuem para a redução dos níveis de LDL colesterol, exatamente aquele que faz mal ao coração.
 
— Todos os vegetais têm fitosterol, sendo a soja sua principal fonte. Mesmo assim, sua quantidade é insuficiente para beneficiar a saúde. Por isso, a importância de recorrer aos alimentos enriquecidos.
 
Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol
 
A recomendação diária de fitosterol é de 1 a 3 g, no entanto , segundo uma pesquisa feita em São Paulo, os adultos brasileiros consomem uma média de 100 g diárias. Para atingir a meta, seria necessário ingerir 340 tomates, 168 cenouras ou 120 maçãs diariamente.
 
“O segredo do envelhecimento saudável está na alimentação”, alerta geriatra
 
De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 40% da população brasileira têm taxas elevadas de colesterol. O cardiologista Raul dos Santos Dias, diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor (Instituto do Coração), chama a atenção para a importância de controlar o problema.
 
— O colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que ocupam o primeiro lugar no ranking das causas de morte no mundo.
 
Leia mais notícias de Saúde
 
Além de priorizar uma alimentação balanceada — rica em frutas e legumes e pobre em gorduras e açúcares — o médico adverte para outros hábitos saudáveis que ajudam a combater o colesterol alto.
 
— Prática regular de atividade física, abandono do cigarro, manutenção do peso, controle da pressão arterial e moderação no consumo de bebidas alcóolicas.
 
Fonte: R7

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mulheres usaram mais os planos de saúde para exames preventivos no primeiro semestre de 2012

O número de mulheres que se submeteu a exames preventivos por planos de saúde no primeiro semestre do ano passado cresceu em relação ao mesmo período de 2011,

Saúde Empresarial, por Redação

Novo regime para licitações pode dar mais eficiência para a saúde no Brasil

A saúde no Brasil ainda é um dos principais problemas sociais enfrentados em pleno século XXI. O Sistema Único de Saúde (SUS) não possui infraestrutura necessária para atender a população.

Saúde Empresarial, por Redação

82 novos médicos vão reforçar hospitais estaduais da capital paulista

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta quinta-feira (08), 82 novos médicos, aprovados em concursos públicos, para reforçar o atendimento em oito hospitais da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista.

Saúde Empresarial, por Redação

Exercício físico ajuda a diminuir pressão arterial, diz estudo

O exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de hipertensão em pessoas que têm um histórico familiar de incidência desta doença, publicou nesta segunda-feira a revista Hypertension, publicação da Associação Cardíaca dos Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Como será o edifício de saúde no futuro?

O provimento de ações voltadas à Saúde e o Bem Estar das pessoas ao lado da prevenção e atenção às doenças requerem, no exercício da gestão,

Saúde Empresarial, por Redação

Residente que atuar em área pobre ganhará bônus

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Deixe seu Comentário:

=