Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/05/2012 às 16:43:51

Sinais, tratamentos e pesquisas: tire dúvidas sobre Alzheimer

Problemas de visão sem tratamento não prejudicam apenas as atividades corriqueiras dos idosos

A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer ¿ Regional São Paulo, estima-se que, em todo o mundo, mais de 35 milhões de pessoas sejam afetadas por ela e, no Brasil, mais de um milhão. Apesar de tão comentada, você sabe quais exatamente são seus sintomas, tratamentos, maneiras de evitar?

Confira abaixo essas e outras curiosidades, listadas pelo neurologista Álvaro Pentagna e pela geriatra Lilian Morillo, ambos do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, para saber se alguém da sua família deve passar por um consulta médica que diagnostique ou não o problema, caso tenha algum sintoma. Depois, clique na aba de fotos e confira os resultados de pesquisas recentes sobre o assunto.

1) É uma patologia degenerativa que compromete o sistema nervoso central, alterando áreas cerebrais. Alguns neurônios morrem devido ao excesso de glutamato, que é uma substância que faz com que o cálcio entre descontroladamente no interior do neurônio.

2) Uma das áreas cerebrais que a doença altera é o hipocampo, que responde pela memória. Também atinge outras regiões e compromete funções como a fala, a capacidade de atenção e a coordenação motora.

3) É uma doença característica dos idosos e há casos de pessoas entre 50 e 60 anos que já apresentam indícios.

4) Várias patologias podem ser confundidas inicialmente com Alzheimer. Uma delas é a demência vascular, que costuma ter um início abrupto e um curso integral, ou seja, o paciente tem quadros alternados de piora e estabilização. No caso do Alzheimer, os problemas são mais lentos, pioram com o tempo.

5) Entre os sintomas estão dificuldade de se lembrar, nomear objetos, dizer nomes de pessoas próximas, desenvolver uma conversa, além de desorganização geral para realização de tarefas, como, por exemplo, não conseguir fazer café porque não se lembra da ordem dos ingredientes. A lista também conta com alterações de comportamento, como apatia e desinteresse.

6) Esquecimento leve, que não prejudica a rotina, não é sinônimo de Alzheimer. Deve-se ficar atento a alterações maiores, que atrapalham o dia a dia. Mas vale dizer que podem ser indício até de depressão.

7) O diagnóstico é baseado na história clínica e nos exames físicos e neurológicos. Assim, outras doenças vão sendo descartadas, como derrames.

8) O tratamento tem base na redução do progresso da patologia, já que não tem cura. Apostam-se em remédios que atuam sobre a acetilcolina (envolvida nos processos da memória). Exercícios de lógica, por exemplo, também estimulam a área cerebral afetada.

9) Os familiares não devem negar a situação e cobrar o paciente, perguntando "como você não lembra?". Também não podem superproteger e impedir que faça qualquer tipo de atividade. A melhor medida é estimular, incluir nas festas, designar tarefas que possam cumprir, incentivar atividade física regular.

10) Estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir a chance de desenvolver a enfermidade, mas não há números concretos sobre a prevenção.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inovação é dilema para indústria médica brasileira

Inovar e crescer não deveriam ser conceitos mutuamente exclusivos. Em territórios como o da tecnologia da informação (TI)

Saúde Empresarial, por Redação

Será que utilizamos mesmo apenas 10% de nosso cérebro?

Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é o de que utilizamos apenas 10% de sua capacidade.

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Saúde Empresarial, por Redação

SP oferece quatro cursos gratuitos para profissionais da saúde

O Instituto da Saúde, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para quatro cursos de aperfeiçoamento e atualização destinados a profissionais que trabalham na área de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde vai avaliar qualidade de serviços prestados a gestantes no SUS

A partir do mês de abril, o Ministério da Saúde vai entrar em contato, por telefone, com mulheres que tiveram filhos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=