Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/11/2015 às 12:03:41

Afetada por Lava Jato, Camargo Corrêa vende Alpargatas para donos da JBS

Valor total da operação é de 2,66 bilhões de reais e cede controle sobre a marca Havaianas

Chilenos da empresa Alpargatas, que fabrica as Havaianas.

Chilenos da empresa Alpargatas, que fabrica as Havaianas.

A Alpargatas, dona da famosa marca de chilenos Havaianas, controlada pela construtora Camargo Correa, anunciou, nesta segunda-feira, que foi vendida para o grupo J&F por 2,66 bilhões de reais. A compra feita pela holding de investimentos, que controla a JBS, maior processadora de carne do mundo, tem o intuito de diversificar o portfólio de negócios do grupo, segundo a empresa.

Investigada na Operação Lava Jato e com altos executivos condenados pelo esquema, a Camargo Corrêa tem colocado à venda parte de seus negócios já que se comprometeu a devolver 700 milhões de reais por crimes em contratos da Petrobras. Fortemente endividada, a empresa vinha procurando compradores para a Alpargatas que, no início do mês, já tinha anunciado a venda das marcas de artigos esportivos Rainha e Topper para um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por 48,7 milhões de reais. Além da venda da Alpargatas, que também detém as marcas Mizuno, Timberland e Osklen, a Camargo Corrêa busca um sócio para a InterCement de cimentos, que é o principal negócio do grupo.

Já a J&F passa longe da crise econômica que assola as empreiteiras e outras empresas brasileiras. A holding continua expandido seus negócios nos últimos anos. Além da JBS (dono da marca Friboi e Seara), o grupo controla a produtora de laticínios Vigor, a fabricante de celulose Eldorado Brasil, o banco Original e a fabricante de produtos de limpeza Flora. Parte das operações da empresa também está nos Estados Unidos, o que reflete em um grande faturamento em dólar para o grupo. Em julho, a JBS comprou uma unidade de suínos da Cargill nos Estados Unidos por 1,45 bilhão de reais.

Hoje, com 200.000 funcionários em 350 unidades pelo mundo, a JBS, cresceu a partir de 2003, quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a conceder empréstimos pesados e até se tornar seu sócio.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a venda da Alpargatas para a J&F ainda está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A nota informa ainda que o grupo de investimento "não tem intenção de promover, no prazo de um ano, o cancelamento do registro de companhia aberta da Alpargatas" . O pagamento será à vista.

Fonte: El País Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Especialista fala sobre a sustentabilidade na indústria financeira brasileira

O surgimento de acordos internacionais, especialmente os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) mostram que o mercado segurador atenta para este tema, e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente nas atividades do setor.

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação registra alta de 0,13% em julho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação na capital paulista, fechou o mês de julho com alta de 0,13%, ante avanço de 0,23% em junho, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para quem tem cartão final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 1, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa à inflação e eleva ao dólar em 2012, diz Focus

O mercado reduziu a estimativa para a inflação oficial (medida pelo IPCA) e elevou para o preço do dólar para este ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (9).

Notícias Gerais, por Redação

Brasil está na 11ª posição com melhor estabilidade financeira

O Brasil aparece em 11ª posição com melhor estabilidade financeira entre 60 países no Índice de Desenvolvimento Financeiro, à frente de todos os países da zona do euro, dos Estados Unidos e do Japão.

Deixe seu Comentário:

=