Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/11/2015 às 12:03:41

Afetada por Lava Jato, Camargo Corrêa vende Alpargatas para donos da JBS

Valor total da operação é de 2,66 bilhões de reais e cede controle sobre a marca Havaianas

Chilenos da empresa Alpargatas, que fabrica as Havaianas.

Chilenos da empresa Alpargatas, que fabrica as Havaianas.

A Alpargatas, dona da famosa marca de chilenos Havaianas, controlada pela construtora Camargo Correa, anunciou, nesta segunda-feira, que foi vendida para o grupo J&F por 2,66 bilhões de reais. A compra feita pela holding de investimentos, que controla a JBS, maior processadora de carne do mundo, tem o intuito de diversificar o portfólio de negócios do grupo, segundo a empresa.

Investigada na Operação Lava Jato e com altos executivos condenados pelo esquema, a Camargo Corrêa tem colocado à venda parte de seus negócios já que se comprometeu a devolver 700 milhões de reais por crimes em contratos da Petrobras. Fortemente endividada, a empresa vinha procurando compradores para a Alpargatas que, no início do mês, já tinha anunciado a venda das marcas de artigos esportivos Rainha e Topper para um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por 48,7 milhões de reais. Além da venda da Alpargatas, que também detém as marcas Mizuno, Timberland e Osklen, a Camargo Corrêa busca um sócio para a InterCement de cimentos, que é o principal negócio do grupo.

Já a J&F passa longe da crise econômica que assola as empreiteiras e outras empresas brasileiras. A holding continua expandido seus negócios nos últimos anos. Além da JBS (dono da marca Friboi e Seara), o grupo controla a produtora de laticínios Vigor, a fabricante de celulose Eldorado Brasil, o banco Original e a fabricante de produtos de limpeza Flora. Parte das operações da empresa também está nos Estados Unidos, o que reflete em um grande faturamento em dólar para o grupo. Em julho, a JBS comprou uma unidade de suínos da Cargill nos Estados Unidos por 1,45 bilhão de reais.

Hoje, com 200.000 funcionários em 350 unidades pelo mundo, a JBS, cresceu a partir de 2003, quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a conceder empréstimos pesados e até se tornar seu sócio.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a venda da Alpargatas para a J&F ainda está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A nota informa ainda que o grupo de investimento "não tem intenção de promover, no prazo de um ano, o cancelamento do registro de companhia aberta da Alpargatas" . O pagamento será à vista.

Fonte: El País Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê tímida redução de juros em 2013

Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) apostam numa tímida redução da taxa básica de juros, a Selic, em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa avança, em correção após forte queda registrada na véspera

O Ibovespa registra alta de 0,69% na manhã desta quarta-feira (7), após a abertura do pregão regular, atingindo 65.564 pontos. O principal índice da bolsa nacional recupera parte das perdas da véspera,

Notícias Gerais, por Redação

Com greve, passageiro deve checar voo antes de sair de casa

Com a greve de 48 horas dos aeroportuários nos aeroportos internacionais de Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Brasília, as companhias aéreas recomendam que as pessoas com viagem marcada para hoje e amanhã chequem a situação dos voos antes de sair de casa.

Deixe seu Comentário:

=