Publicado por Redação em Dental - 24/04/2014 às 11:28:23

Saiba por que a dor de dente piora à noite

A dor de dente é considerada umas das piores dores que existe. O incômodo não deixa a pessoa comer, pode desencadear uma dor de cabeça e também afeta o sono. No último caso, ocorre que a dor costuma piorar à noite, principalmente na hora de deitar.

Para entender porque isso acontece, primeiro é preciso saber que a dor de dente é uma inflamação. Ela ocorre na polpa ou nas estruturas adjacentes do dente e é causada por cárie, trauma, problema gengival ou contato prematuro – quando, por conta de uma mordida errada, há choques inadequados entre os dentes.

Uma vez com a dor, o ato de deitar intensifica esse mal. “Quando deitamos o fluxo sanguíneo na cabeça aumenta, aumentando a pressão na polpa”, explica a dentista Renata Camargo. Ou seja, o aumento da dor não tem nada a ver com o fato de ser noite, mas sim por conta de que é nesse período do dia que a maioria das pessoas deita para descansar, o que ocasiona essa associação.


Para dormir bem

Para fugir dessa sensação horrível nas horas de descanso, a especialista reforça que as práticas conhecidas para manter a saúde bucal nunca devem ser deixadas de lado. “Uma boa escovação, o uso de fio dental, ir ao dentista a cada seis meses para fazer a limpeza dos dentes e ficar atento à necessidade de aparelho são bons hábitos que ajudam a espantar a dor de dente”.

Mas, se mesmo assim, a temida dor de dente atacar à noite, Renata prefere fugir de truques populares como colocar gelo no local ou fazer bochecho com água quente e sal. “Em casos de dor leve ou moderada um bom analgésico pode resolver o problema. Mas se forem mais agudas só a intervenção do dentista resolverá”, finaliza.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova de dentes 3D promete escovação em 6 segundos

O interessado em obter a Blizzident deve enviar um molde de sua arcada dentária, obtida a partir de mapeamento digital ou da mordida numa massa modelável

Dental, por Redação

Combinar leite e alimentos açucarados pode reduzir o risco de cárie

Bebida pode ajudar a diminuir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes

Dental, por Redação

Tecnologia invade consultórios de dentistas

Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP).

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Dental, por Redação

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland,

Dental, por Redação

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.

Deixe seu Comentário:

=