Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/10/2014 às 13:00:49

3 dicas para começar a planejar seu negócio para 2015

Faltam pouco mais de dois meses para o final de 2014 e quem é empreendedor já precisa estar pensando no próximo ano. Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para que a pequena empresa não perca tempo em janeiro e já comece o ano com ações e metas estabelecidas.
 
Para Cynthia Serva, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, em um momento como o que se vive, planejar se tornar ainda mais importante. “O empresário tem que pensar nisso desde já, principalmente com um cenário mostrando a economia não muito favorável”, diz Cynthia.

Nestes meses que faltam para acabar 2014, o empreendedor já pode fazer um balanço do ano, pensando nas ações que deram certo ou não e no que pode ser feito em 2015. “É uma iniciativa que ele tem que ter. Ele tem que olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo”, indica Joaquim Xavier, gerente do Sebrae-SP.


Analise o setor

Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa analisar também a situação do seu setor. “O mais importante é entender os sinais do setor, de ponto de vista econômico, legal, estrutural, e se isso afeta diretamente o seu negócio”, diz Cynthia.

Veja se produtos substitutos podem ameaçar sua operação. “Pense em como isso vai afetar no médio e longo prazo e trace objetivos”, afirma a professora.

Para Xavier, este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico. “Você não faz agora e engaveta. A dinâmica social e econômica muda e você tem sempre que estar de olho no que está acontecendo no mercado”, explica o consultor.

Veja também como a concorrência está se saindo. Analise como foi 2014 para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar. “Não pode perder do radar o que a concorrência está fazendo. Tem que ser o dever de casa que o empreendedor tem que seguir rotineiramente”, sugere Cynthia.

Tenha um plano de ação

Trace metas, pense em objetivos e fique de olho no mercado. Passada esta fase, é preciso desenhar um plano de ação, com prazos bem definidos. “Uma coisa importante é dividir o planejamento em níveis, como estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando isso para toda a empresa”, ensina Xavier.

Monitore e busque aprimoramento

Monitore com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir. “Além de planejar, ele precisa estudar as finanças, onde pode mexer em custos, melhorar o marketing e buscar clientes, novos mercados”, diz Xavier.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais.

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência do consumidor tem maior queda mensal do ano

A inadimplência do consumidor caiu 1,9% em setembro em comparação com agosto, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado corta previsão para inflação deste ano, diz Focus

O mercado financeiro reduziu suas previsões para a inflação neste ano e nos próximos 12 meses, mas elevou ligeiramente a estimativa para a alta dos preços em 2013, mostrou o relatório Focus do Banco Central nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil assume 3ª lugar em ranking mundial de otimismo com economia

O Brasil assumiu a terceira posição no ranking global de otimismo com a economia mundial, de acordo com pesquisa International Business Report 2012 divulgada nesta segunda-feira (16) pela consultoria Grant Thornton International.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil registra 2º maior ingresso de dólares da história em 2011

A entrada de dólares no Brasil superou a saída e o resultado do fluxo cambial brasileiro foi positivo em US$ 65,27 bilhões em 2011, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (4).

Deixe seu Comentário:

=