Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/11/2011 às 15:03:16

Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.

Em relação a setembro de 2010, as vendas do varejo avançaram 5,3%, após terem tido alta de 6,3% em agosto. Esse crescimento foi o segundo mais baixo para tal mês do ano de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 2001. Só perdeu para o desempenho de setembro de 2009 (5,1%), quando o país sentia os reflexos da crise global.

De janeiro a setembro, o varejo acumula alta de 7,0%. Já nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou positivo em 7,7%.

O desempenho do comércio de agosto para setembro foi determinado pelo avanço das vendas dos setores de móveis e eletrodomésticos (1,6%), tecidos, vestuário e calçados (1,6%), artigos farmacêuticos (2,2%) e hiper, supermercados e demais lojas de produtos alimentícios (0,2%).

Já a retração nas vendas dos ramos de equipamentos, material de informática e comunicação (-5,0%), livros, jornais e papelaria (-2,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%) contribuiu negativamente para o resultado do varejo.

O comércio varejista ampliado --que inclui os segmentos de veículos e material de construção-- cresceu 0,9% em setembro ante agosto, contra queda de 5,0% no mês anterior. Na comparação com setembro de 2010, houve alta de 4,8%. Já no acumulado do ano, o índice ampliado registra alta de 8,0% e, em 12 meses, de 9,6%.

Na análise mensal, o segmento de veículos apresentou alta de 1,7% e o de material de construção, de 0,8%.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|10.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juros baixos são prioridade para manter o crescimento da indústria

O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, afirmou ontem, em Belo Horizonte, que uma elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic, como apostam os analistas do mercado financeiro para o país conter a inflação,

Notícias Gerais, por Redação

G20 lançará plano para fortalecer compromissos de ajuda ao FMI

Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil Travel prevê levantar até R$ 1,42 bi em estreia na Bolsa

O grupo de turismo Brasil Travel pode movimentar até R$ 1,42 bilhão em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) primária e secundária, segundo termos da operação publicados nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Expansão da classe média gera tensão em emergentes,diz OCDE

A expansão da classe média nas economias emergentes está sendo acompanhada do aumento de reivindicações sociais e provoca novas tensões que os governos deverão enfrentar, alerta a Organização para a Cooperação Econômica (OCDE) em um relatório divulgado nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Greve na Argentina leva a cancelamento de voos no Brasil

A TAM cancelou nesta sexta-feira oito voos entre Brasil e Argentina devido a uma greve de funcionários da empresa estatal argentina Intercargo, que faz o manuseio de bagagens nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires.

Deixe seu Comentário:

=