Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/12/2012 às 16:24:05

Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR

Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.

O contribuinte que fez sua declaração do Imposto de Renda 2012 pode verificar, pelo site da Receita Federal (clique aqui para acessar), se caiu na malha fina do leão em 2012, ou seja, se teve sua declaração retida para verificações. 

No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão. Justamente por conta do processo de autorregularização, que já estava disponível em 2011, foi o menor valor dos três últimos anos. A maior parte dos contribuintes caiu na malha fina em 2011 (320 mil pessoas, ou 56% do total) porque omitiu rendimentos, informou o Fisco no fim do ano passado. A retificação pode ser feita até o final de dezembro.

Cheque o extrato do IR
O extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, pelo qual é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina, está disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

Declaração retificadora
Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularalização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição, informou a Receita Federal.

A rapidez na retificação é recomendada também porque, caso a Receita já tenha iniciado procedimento de ofício, ela não poderá mais ser feita. Nesse caso, uma mensagem de impedimentos será exibida ao contribuinte que tentar fazer a retificação – e o mesmo terá que aguardar a notificação do leão.

No caso do contribuinte que caiu na malha fina, mas tem toda a documentação comprovando os dados declarados, a Receita orienta aguardar a notificação do Fisco, ou agendar atendimento em um dos postos do órgão para entregar esse documentos.

Fonte: G1


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de melhor desempenho do setor, emprego na indústria fica estável em junho

 Apesar do avanço da produção da indústria acima do esperado em junho, o emprego no setor não conseguiu aproveitar o impulso e ficou estável no mês na comparação com maio, informou nesta sexta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Projeto de Lei Orçamentária prevê expansão do PIB de 4,5% em 2013

O Projeto de Lei Orçamentária de 2013, divulgado nesta quinta-feira (30/9), prevê crescimento econômico de 4,5% no ano que vem, com Selic média a 8,03% no fim do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam momentos antes de PIB nos EUA

Na quinta-feira (26) os mercados, tanto aqui quanto no exterior, interromperam as sequências de perdas e registraram fortes ganhos. No início do pregão desta sexta-feira as bolsas europeias não mostravam um movimento claro,

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda medidas para aumentar velocidade da internet popular

O governo federal está estudando medidas para aumentar a velocidade do tráfego de dados da internet no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar fecha a R$ 1,70 e Bovespa dispara 4,46% por Europa

A taxa de câmbio doméstica retrocedeu para o seu menor nível de preços em mais de 30 dias, e já acumula uma desvalorização de 9,2% desde o início deste mês.

Deixe seu Comentário:

=