Publicado por Redação em Dental - 29/12/2015 às 11:33:31

Seu filho range os dentes quando dorme? Saiba o que fazer

Problema está associado a múltiplos fatores que também devem ser tratados

Ranger os dentes não é um problema exclusivo de adultos. Muitas crianças sofrem com o bruxismo, ou seja, apertam os dentes, principalmente enquanto dormem. Para tirar dúvidas dos pais sobre causas e tratamentos, o Terra entrevistou a cirurgiã-dentista, Adriana Lira Ortega, professora do Instituto de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul e de odontopediatria da Fundecto – USP.

Quais as causas para uma criança ranger os dentes?

Esse tipo de bruxismo é chamado de bruxismo do sono e parece estar associado com algumas condições. A primeira é a genética, uma vez que pesquisas apontam ocorrência da condição em determinadas famílias, além de indícios laboratoriais nesse sentido. Outras condições são ambientais e aparecem como fatores iniciadores ou exacerbadores, como obstrução de vias aéreas (casos de rinite e asma por exemplo), apneia obstrutiva do sono, qualidade do sono ruim, refluxo gastroesofágico, alguns medicamentos com ação no sistema nervoso central, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), alterações neurológicas (paralisia cerebral, síndrome de Down).

Como é possível perceber que isso está acontecendo?

O responsável pela criança (normalmente a mãe) relata escutar o barulho provocado pelo atrito entre os dentes. Essa informação é fundamental e pode ser complementada pela investigação clínica, feita pelo cirurgião-dentista, que pode perceber desgastes nos dentes. No entanto, o diagnóstico mais confiável é feito por um exame chamado polissonografia, que monitora o sono do paciente.

Tem cura?

Só se pode falar em "cura" a partir do momento em que se identifica a causa adversa causadora do bruxismo e ela possa ser sanada. Vale ressaltar que é muito difícil para o profissional garantir essa remissão (cura) do bruxismo, visto que vários fatores podem estar presentes e nem sempre são fatores controláveis.

Qual o tratamento?

O tratamento consiste em identificar e controlar fatores associados e proteger as estruturas dentárias com dispositivo bucal que deve ser usado durante o sono.

Quem range os dentes na infância vai rangê-los quando adulto?

Muito difícil fazer essa previsão (prognóstico), mas sabe-se que se o bruxismo for do tipo "primário", possivelmente a causa é genética e pode persistir durante a fase adulta.

Quais as complicações que a criança pode ter por ranger os dentes?

A maior complicação é a perda do tecido dentário. O dente uma vez desgastado não se recupera e a reabilitação (restauração) é muito difícil e inviável na maioria das vezes.

Tem como prevenir?

Não se conhece um protocolo preventivo para bruxismo, entretanto, se o cirurgião-dentista conhecer bem os fatores associados, pode fazer as orientações no sentido de evitá-los para que não ocorra o bruxismo secundário.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Da cárie ao herpes, veja como combater os inimigos da saúde bucal

A boca tem seus inimigos declarados – cáries, gengivite, mau hálito. Apesar de serem conhecidos, grande parte da população é acometida por essas doenças comuns.

Dental, por Redação

Inclua visitas ao dentista no check up anual

Estudos fazem conexões entre infecções que ocorrem na boca e problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso. 

Dental, por Redação

Existem alternativas para melhorar meu sorriso?

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos

Dental, por Redação

Metade dos pacientes que usam aparelho ortodôntico são adultos

Usar aparelho ortodôntico é a alternativa mais procurada para corrigir as alterações dentofaciais. Antigamente havia certo preconceito com relação à utilização destes dispositivos em adultos.

Deixe seu Comentário:

=