Publicado por Redação em Dental - 22/06/2011 às 15:20:05

Homeopatia no campo da Odontologia

A Homeopatia tem como finalidade o tratamento de doenças através dos agentes que supõe produzir sintomas semelhantes a essas doenças. Baseia-se em diluições e agitações das amostras até certas quantidades, onde pressupõe ter relação com uma “força vital” pertencente ao indivíduo que o comanda através de sensações, medos, saúde, etc., sendo fator determinante para um tratamento bem sucedido.

Essa doutrina foi proposta por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann, em 1789 e tem por lema a expressão “similia similibus curantur”, tendo significação oposta a alopatia que combate as doenças por meios contrários a elas. A Homeopatia na área da Odontologia tem a limitação do procedimento clínico, sendo necessário o ato cirúrgico e a utilização de anestesia, não há medicamento que possa substituí-la.

O Cirurgião Dentista especialista em Homeopatia, como profissional da área de saúde, enxerga o indivíduo como um todo, mas com um diferencial, é que a homeopatia diz que existe uma energia vital em todos os indivíduos, sendo ela a responsável pela nossa vida e se por algum motivo ocorre um desequilíbrio, surge então a doença.

O medicamento homeopático é derivado de substâncias existentes na natureza, que podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Estas substâncias são diluídas e dinamizadas, ou seja, são processadas (manualmente ou por aparelhos) em agitação, de forma a liberarem energia, que é responsável pelo poder de cura.

A Odontologia busca na Homeopatia uma nova forma de abordar a saúde bucal, a começar com anamnese. O Cirurgião Dentista homeopata gasta o dobro do tempo ou mais numa consulta, e é necessário que o paciente entenda que além de cuidar do dente o profissional busca o conhecimento deste como indivíduo, através do relato da sua vida, saúde e relacionamento com as pessoas, juntando a isso sinais e sintomas descritos. O profissional homeopata saberá reunir toda essa informação para prescrever os medicamentos que mais se assemelham àquele paciente.

A Homeopatia pode tratar da odontofobia (medo de dentista), que atinge de 15% a 20% da população, e ainda da ansiedade, náuseas, desordens bucais de origem sistêmica como herpes, sinusite, halitose e glossite. É útil também nos tratamentos de implantodontia e perdas ósseas, sendo muito eficaz no pré, trans e pós operatório, ajudando a evitar sangramentos e dores. Existem pesquisas no campo do câncer bucal, graças aos bons resultados que os medicamentos homeopáticos vêm obtendo.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo

Dental, por Redação

A importância dos cuidados com a boca durante a gravidez

Os hormônios da gestação mexem muito com o corpo e facilitam, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Saiba por que você precisa tomar um cuidado extra com a saúde bucal durante os nove meses

Dental, por Redação

Tecnologia invade consultórios de dentistas

Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.

Dental, por Redação

Problemas dentários podem causar parto prematuro

O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, o

Dental, por Redação

Como manter a boca saudável com o envelhecimento

Trabalhar para manter a boca saudável é mais importante do que nunca para adultos idosos, uma vez que a maioria das pessoas entre 55 e 64 anos de idade conserva alguns dos dentais naturais ou mesmo todos eles.

Dental, por Redação

Dentes bem tratados melhoram qualidade de vida de crianças

Estudo realizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã, na Holanda, revelou que as crianças ganham muito em auto-estima e qualidade de vida quando passam por tratamentos dentários.

Dental, por Redação

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Deixe seu Comentário:

=