Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/06/2011 às 16:34:13

EUA em alerta sobre o risco de câncer causado por celulares

WASHINGTON, EUA, 2 Jun 2011 (AFP) -Um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o aumento do risco de câncer em consequência do uso prolongado de telefones celulares causou grande preocupação na população americana.

"Fiquei realmente assustado. Em geral, eu falo pelo viva-voz e só uso o celular em casos de emergência, mas fico preocupado com os meus filhos", afirmou à AFP Milite Andom, um vendedor de 49 anos e pai de adolescentes.

"Eles (os filhos) falam muito ao celular. Conversei bastante com eles a respeito desta notícia mas eles não quiseram me adr importância", lamentou.

A Agência para a Investigação sobre Câncer da OMS anunciou na terça-feira que os campos de radiofrequência eletromagnéticos gerados pelos celulares "podem causar câncer nos seres humanos".

Nos últimos anos, a vida de muitas pessoas mudou drasticamente com o uso dos celulares, ao ponto de muitos passarem horas do dia com os ouvidos colados aos aparelhos. Não são poucos os casos de usuários agora usam apenas os telefones móveis, em detrimento da telefonia fixa.

Existem atualmente no mundo cerca de cinco bilhões de celulares. De acordo com empresas do setor, a venda de novos aparelhos aumenta 32% a cada ano.

Os usuários agora ficam divididos entre os cuidados com a saúde e o uso dos celulares, que se mostra necessário e constante para muitas pessoas.

"Temos que preservar nossa saúde, mas o mundo dos negócios se rege por regras que nem sempre nos permite fazer isso", considerou Michael Harri, um empresário da construção civil de 41 anos.

Alguns usuários, que se mostram pouco dispostos a mudar seus hábitos, esperam que algum outro pesquisador apareça para contradizer o estudo da OMS.

"Talvez em duas semanas seja divulgado um estudo contrário às conclusões da agência", especula Nick Bolden, um bancário de 25 anos.

Os centros de controle de enfermidades dos Estados Unidos sustentam que até o momento não existem pesquisas científicas que de fato comprovem a relação entre o uso de celulares e o aparecimento do câncer, mas consideram "bastante sério" o novo comunicado da OMS.

"Levamos em conta a gravidade do assunto pois trata-se de uma pesquisa muito séria. Nossos pesquisadores vão examinar este novo estudo com bastante cuidado", garantiu Bernadette Burden, porta-voz de um centro com sede em Atlanta.

Fonte: www2.uol.com.br | 02.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e Portugal estudam reconhecimento de diplomas médicos

Para facilitar a entrada de médicos estrangeiros no país, Brasil e Portugal discutem mecanismos para promover o reconhecimento mútuo de diplomas de medicina, disse hoje (12) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa fixa regras para registro de medicamentos eletrônico

A resolução entra em vigor hoje. A meta do governo é, até dezembro, zerar a fila de produtos que aguardam há pelo menos seis meses por registro no Brasil

Saúde Empresarial, por Redação

SUS quer política de atendimento para portadores de doenças raras

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que vai colocar em consulta pública documentos sobre a elaboração de uma política pública específica para o tratamento de portadores das cerca de 8 mil doenças raras catalogadas e de apoio aos parentes.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS inclui medicamentos para doença ligada ao tabagismo

O Ministério da Saúde vai incorporar medicamentos para tratar dos sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida por Dpoc, à lista do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Deixe seu Comentário:

=