Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/04/2011 às 10:20:26

Correr na grama ou areia fofa é ruim para os joelhos, alerta ortopedista

Ortopedista Gilberto Camanho, do HC, tirou as dúvidas da internet.
Tênis têm validade de 5 a 7 meses se usados 4 vezes por semana.
 
Após o Bem Estar desta sexta-feira (15), o ortopedista Gilberto Camanho, do Hospital das Clínicas, tirou dúvidas que vieram pela internet sobre joelho.

Segundo ele, um problema na coluna que acaba comprimindo os nervos em direção às pernas pode causar dor nas coxas, nos joelhos ou nas panturrilhas. Por isso, é importante ver se os movimentos feitos pelos joelhos provocam ou modificam uma dor.

Já quem tem alguma falha nessas articulações costuma se apoiar e andar mal, o que faz com que a postura seja ruim e se traduza em dores na coluna, na bacia e nos pés.

Camanho destacou que pode haver dores no período de crescimento, principalmente em mulheres próximo da primeira menstruação (de 11 a 13 anos), porque os ossos do joelho aumentam de tamanho mais rapidamente que os músculos, fazendo com que estes fiquem mais curtos e haja dor.

O médico afirmou que joelhos que estalam não têm a ver com falta de exercício nem de cálcio e que isso não é um problema, mas algo decorrente da estrutura dessa região.

De acordo com Camanho, a cirurgia dos joelhos, sobretudo na área esportiva, está muito desenvolvida atualmente, e os atletas são perfeitamente capazes de voltar ao desempenho anterior à lesão. Já quem apresentar dor ou dano e não tratá-los ou operá-los, caso necessário, dificilmente vai voltar ao estágio anterior.

Os joelhos concentram um líquido que os lubrificam, assim como a lágrima age sobre os olhos e a saliva, na boca. Essa produção do chamado líquido sinovial é contínua, e pode ser maior em casos de irritação, traumas, doenças inflamatórias ou esforço excessivo. Por isso, é comum dizer que a pessoa está com “água” nos joelhos. Nessa situação, deve-se ir ao médico para descobrir as causas.

Correr na grama ou na areia fofa é ruim para os joelhos, porque são terrenos irregulares. O ideal é fazer a atividade em solo mais duro e com tênis adequados para absorção de impacto. Esse tipo de calçado também tem prazo de validade: de 5 a 7 meses se usado 4 vezes por semana.

Após a reabilitação de uma cirurgia no joelho, é possível praticar exercício físico, desde que sob avaliação e orientação médica. A pessoa que ficar de três a quatro meses parada por conta de uma operação ou outro motivo leva, em média, 11 meses para voltar ao desempenho anterior – já que a alta traz de volta a normalidade, não a alta performance.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 18.04.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e Portugal estudam reconhecimento de diplomas médicos

Para facilitar a entrada de médicos estrangeiros no país, Brasil e Portugal discutem mecanismos para promover o reconhecimento mútuo de diplomas de medicina, disse hoje (12) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

Doenças mentais preocupam as lideranças

Dados da Organização Mundial de Saúde de 2012 estimam que a depressão, por exemplo, afeta cerca de 350 milhões de pessoas e é a segunda maior causa de perda de produtividade dentro das empresas.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS lança Glossário Temático da Saúde Suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou a segunda edição do Glossário Temático da Saúde Suplementar, reunindo os principais termos técnicos utilizados pelo setor.

Saúde Empresarial, por Redação

Portal Saúde Consulta chega ao Brasil

Chega ao Brasil o Portal Saúde Consulta, um modelo já utilizado nos Estados Unidos e na Europa, que tem o objetivo de possibilitar aos usuários acesso às informações de diferentes áreas da saúde e avaliar os profissionais registrados nos segmentos de medicina, odontologia,

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisa avaliará fornecedores de Home Care do Rio de Janeiro

Entre os dias 05 e 23 de dezembro acontece a 2ª etapa da Pesquisa Empresas Mais Admiradas no Segmento Home Care, que avaliará os fornecedores de Assistência Médico-Domiciliar do município do Rio de Janeiro.

Deixe seu Comentário:

=