Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/06/2011 às 10:16:06

Empresas poderão ser obrigadas a atender reclamações presencialmente

SÃO PAULO – Consumidores poderão ter suas demandas, feitas a empresas fornecedoras de produtos ou serviços, atendidas de forma presencial. A proposta foi elaborada pelo deputado Manato (PDT-ES) e altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Segundo o Projeto de Lei  705/11, as empresas serão proibidas de atender e apresentar solução às demandas de seus clientes exclusivamente por telefone. No momento, a regra está sendo analisado pela Câmara.

Descaso com cliente
O autor da proposta entende que as lojas se limitam a vender seus produtos, sem se importar com os problemas que os clientes enfrentam. Atualmente, observa o parlamentar, o cliente comparece à loja, registra sua queixa e recebe a resposta via telefone.

Manato também critica o fato de que em relação a determinadas empresas, o consumidor não pode ir a uma loja para resolver seus problemas. É o caso das empresas de telefonia, por exemplo, onde os consumidores conseguem contato apenas via telefone.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 2522/07, do Senado, e tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: web.infomoney.com.br | 06.06.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mais de mil agências da Previdência foram inauguradas em todo o País

A partir do Plano de Expansão da Rede de Atendimento, novas agências foram inauguradas em municípios com mais de 20 mil habitantes

Notícias Gerais, por Redação

Dilma: gerar emprego e aumentar renda são prioridades em 2012

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que, em 2012, o governo pretende gerar mais renda, mais emprego e mais crescimento para o País. Segundo ela, o ano já começou com o que chamou de "boa notícia", o aumento do salário mínimo de R$ 545 para R$ 622.

Notícias Gerais, por Redação

ONU: preços de alimentos devem recuar com desaceleração global

Os preços dos alimentos devem recuar levemente em 2012 devido à desaceleração da economia global, ainda que não seja esperada uma queda drástica a partir dos altos níveis observados no ano passado,

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego no país recua para 10,1%, aponta Seade/Dieese

A taxa de desemprego no país em outubro foi de 10,1%, ante 10,6% em setembro, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira (30).

Notícias Gerais, por Redação

G20 precisa retomar cooperação para combater crise, diz chefe do FMI

Em um momento em que crescem os riscos à economia mundial, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira, em Washington, que os países do G20 (grupo das maiores economias avançadas e emergentes, do qual o Brasil faz parte) precisam retomar seu espírito de cooperação.

Deixe seu Comentário:

=