Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/03/2013 às 09:13:33

Tratamento experimental consegue deter tipo de leucemia severa nos EUA

EFE

Washington, 20 mar (EFE).- Um tratamento experimental que altera geneticamente as células imunes do paciente para que destrua células cancerígenas conseguiu resultados positivos em adultos com um raro tipo de leucemia que é habitualmente letal, indicou um estudo publicado nesta quarta-feira na revista "Science Translational Medicine".

Dos cinco pacientes que sofriam a severa leucemia, e tinham recaído após a quimioterapia, três deles mostraram sinais de remissão da doença entre cinco e 24 meses, e puderam submeter-se a transplantes de medula óssea posteriormente. Em um deles, todos os traços de leucemia desapareceram totalmente em oito dias. "Tínhamos esperança, mas não podíamos ter previsto que a resposta seria tão profunda e rápida", explicou Renier J. Brentjens, co-autor do estudo e especialista em leucemia do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Manhattan, ao jornal "New York Times".

Os pesquisadores assinalaram que a previsão dos pacientes sobreviventes é "boa", embora exista a possibilidade de que voltem a apresentar uma recaída. Habitualmente, os pacientes deste tipo de leucemia severa e que recaem após as sessões de quimioterapia, quase não sobrevivem mais alguns meses. O tratamento, ainda em fase muito experimental, extrai a células T, um tipo de glóbulo branco que normalmente combate os vírus e o câncer, e as modificam geneticamente para que sejam reprogramadas de modo que ataquem e eliminem qualquer célula B que tenha um determinado tipo de proteína, a CD19, vinculada a este tipo de leucemia.

Outro dos co-autores, o doutor Michel Sadelain, afirmou que se trata de "uma estimulante história que está apenas começando" e que se baseia na criação de "drogas vivas". Este tipo de leucemia é muito mais mortal em adultos que em crianças, já que conta com porcentagem de cura em adultos de apenas 40%, enquanto registra uma taxa de entre 80% e 90% entre crianças. EFE afs/rsd

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão que justificar negativa de atendimento por escrito

Operadoras de planos de saúde vão ter que justificar por escrito qualquer tipo de negativa de atendimento caso o serviço seja solicitado pelo beneficiário. A resposta, em linguagem clara, deverá ser enviada por correspondência ou por meio eletrônico em até 48 horas.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde libera R$ 24,5 milhões para atendimento às pessoas com deficiência

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 24,5 milhões para o atendimento de pessoas com deficiência. Os recursos são destinados a municípios de 22 estados, além do Distrito Federal.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital Ortopédico da Amil vai ganhar central de material esterilizado

Previsto para inaugurar no começo de junho, o Hospitalys - que vai ocupar a área hospitalar desativada da Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação (ABRR), no Jardim Botânico

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson

O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país.

Deixe seu Comentário:

=