Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/06/2011 às 11:42:55

Criador de dieta popular processa rival que alertou sobre riscos

Dois dos nutricionistas mais famosos da França estão se enfrentando na Justiça devido às alegações de um deles de que a dieta criada pelo rival pode ser prejudicial à saúde.

Pierre Dukan, autor de livros de sucesso como "Dicionário de Dietética e Nutrição e Eu Não Consigo Emagrecer", está processando o nutricionista Jean-Michel Cohen por difamação.

Recentemente Cohen afirmou em uma entrevista que a dieta de Dukan, baseada no consumo de proteína e lançada em 2003, é uma "fantasia" que representa graves riscos à saúde.

Mas Dukan afirma que estar acima do peso é um perigo ainda maior.

KATE MIDDLETON

A dieta de Dukan é usada por celebridades do mundo todo. Carole, mãe de Kate Middleton, que se casou no mês passado com o príncipe William, afirmou que sua filha seguiu as regras do nutricionista para emagrecer antes do casamento.

A dieta não usa a tradicional contagem de calorias e até pede para que os usuários comam o quanto quiserem, mas de uma variedade limitada de alimentos.

Na França, mais de 600 mil cópias do livro Eu Não Consigo Emagrecer foram vendidas, transformando-o em best-seller. Quando foi lançado no Reino Unido, há cerca de um ano, o livro também entrou para a lista dos mais vendidos.

Mas, na entrevista de Cohen a uma revista francesa especializada em saúde, o nutricionista afirma que a dieta de Dukan leva a problemas graves de saúde, entre eles aumento no colesterol, problemas cardiovasculares e câncer de mama.

No processo contra Cohen, os advogados de Dukan pedem o pagamento de 15 mil euros (cerca de R$ 34 mil) em indenização. Mas, caso Dukan não vença o processo e tenha sua imagem afetada, muitos outros milhões de euros, reflexo da popularização de sua dieta, podem estar em jogo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 02.06.11


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo americano aponta que atividade física reduz chances de Alzheimer

Um estudo da Universidade de Washington aponta que pessoas que praticam atividade física têm menos chances de desenvolver o Alzheimer. Em seis anos de pesquisa, dos 158 participantes do estudo, 107 desenvolveram a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Deixe seu Comentário:

=