Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/07/2011 às 11:21:11
Transferência de emprego traz aumento de 25% na renda de profissionais
SÃO PAULO – Os profissionais que receberem propostas de transferência por parte do empregador devem se preparar para obter um incremento de 25% em sua renda. O adicional é previsto pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e garante ao trabalhador a oportunidade de recomeçar a vida ao lado de sua família em outro município ou país.
Os demais benefícios e condições, entretanto, devem ser negociados. Afinal, toda a rotina da família pode ser alterada em virtude de tal acordo. Segundo o coordenador da comissão de Novos Advogados do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), João Armando Moretto Amarante, o ideal é que tanto o contratante quanto o contratado avaliem os ganhos e perdas antes de formalizar uma transferência.
“Existem casos em que os profissionais, geralmente executivos, são convidados para oportunidades fora do Brasil. Nestas situações, uma transferência nunca vem sozinha, sendo acompanhada de cursos especializados, pós-graduações e bônus, que podem ser visíveis no curto ou longo prazo”, explica o advogado.
Transferência perante a lei
A CLT define como transferência aquilo que possa implicar numa mudança de residência por parte do funcionário à pedido do empregador. Em outras palavras, isto significa que apenas são passíveis de adicional as alterações contratuais que afetarem o domicílio do trabalhador.
As demais modificações, como as ocasionadas por mudanças do local de trabalho dentro de um mesmo município, entretanto, costumam ser avaliadas como simples modificações de contrato perante a CLT. “Elas são lícitas desde que o empregador se responsabilize por quaisquer acréscimos de despesas que possam afetar o trabalhador. Um exemplo são os casos de profissionais transferidos entre unidades de negócios: do Centro de São Paulo para a Zona Leste”, exemplifica Amarante.
Recusa de mudança
Os profissionais que se recusarem a aceitar transferências face à uma possível mudança de endereço dentro da mesma cidade podem ter seus contratos reincididos, já que é direito do empresário deslocar um empregado de unidade conforme a necessidade da companhia.
“O empregador pode deslocar um empregado para outro bairro. Contudo, se a transferência implicar em uma alteração de endereço do trabalhador, o empresário precisa justificar as razões de tal mudança“, diz Amarante.
A rescisão de contrato costuma ocorrer ainda caso ambas partes não consigam firmar um acordo quanto à negociação. Lembrando que uma transferência jamais pode ocorrer sem o consentimento de um funcionário.
“A negociação evita conflitos. Por esta razão, os casos devem ser analisados com cautela, já que alguns trabalhadores podem ser favoráveis à mudanças enquanto sua família é contra”, finaliza.
Fonte: web.infomoney.com.br | 20.07.11
Posts relacionados
Economia cresceu em ritmo mais intenso no 1ª trimestre, diz Tombini
A economia brasileira cresceu em ritmo mais intenso no primeiro trimestre e as projeções indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ao redor de 3%, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, nesta quinta-feira.
Dilma e líderes do Brics discutem ampliação de parcerias econômicas
A presidenta Dilma Rousseff viaja hoje (25) para Durban, na África do Sul. Ela vai se reunir amanhã (26) e quarta-feira com os líderes políticos da Rússia, Índia, China e África do Sul, na 5ª Cúpula do Brics.
Site da Receita Federal ficará fora do ar entre sábado e domingo
A Receita Federal informou que vai paralisar os serviços pela internet no período entre as 7h deste sábado (14) até as às 20h de domingo (15).
Senado aprova projeto que regulamenta direito de resposta na mídia
O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa para pessoas ou entidades que se sentirem ofendidas pelo conteúdo publicado.
Bolsas da Europa operam no azul após dados da China
As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quarta-feira, com dados positivos do setor manufatureiro chinês aumentando a confiança do investidor e levando alguns a ampliar suas apostas de curto prazo em bancos e mineradoras.
Planalto quer evitar levar questão da DRU ao Supremo
O Palácio do Planalto não quer correr o risco de levar a tramitação da emenda que prorroga a DRU (Desvinculação das Receitas da União) no Senado para ser discutida no STF (Supremo Tribunal Federal) e decidiu não agrupar as duas propostas que tratam do tema na Casa.
Bovespa segue os EUA e cai, em dia de poucos negócios
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em queda nesta segunda-feira, em dia esvaziado de negócios devido ao feriado de terça-feira. O movimento no mercado doméstico segue o das Bolsas nos Estados Unidos.


