Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/12/2013 às 11:32:50

Tirar fotos para lembrar pode ajudar a esquecer

Tirar uma foto para ajudá-lo a lembrar de algo pode acabar tendo o efeito contrário, revelou um estudo publicado nos Estados Unidos.

Divulgada esta semana, a pesquisa mostrou que pessoas que tiram fotos de itens durante uma visita a um museu eram menos propensas a se lembrar de detalhes do que aquelas que apenas olharam para os objetos.

Essa é uma lição para um mundo cada vez mais acostumado a compartilhar fotos instantaneamente em redes sociais, explicou a cientista especializada em Psicologia Linda Henkel, da Universidade Fairfield.

"As pessoas costumam pegar suas câmeras quase sem pensar para registrar um momento a ponto de perder o que está acontecendo bem na frente delas", prosseguiu Henkel, autora do estudo, publicado no periódico Psychological Science.

Henkel montou um experimento no museu da universidade, para onde estudantes foram levados em uma visita. No local, pediu-se que eles observassem certos objetos, fosse por fotografia, fosse olhando diretamente para eles.

No dia seguinte, sua memória dos objetos que viram foi testada, e os participantes da pesquisa se mostraram menos precisos no reconhecimento de itens que fotografaram, em comparação com aqueles que apenas os observaram.

"Quando as pessoas contam com a tecnologia para lembrá-las - contando com uma câmera para registrar um evento e, assim, não precisando voltar para lá toda a sua atenção -, ela pode ter um impacto negativo em como elas se lembram de suas experiências", afirmou em um comunicado.

Um segundo grupo ofereceu uma variação sutil das descobertas: aqueles que tiraram fotos de um detalhe específico do objeto usando o zoom da câmera pareceram preservar a memória do objeto, não só da parte focada, mas também das partes fora de enquadramento.

"Esses resultados mostram que o 'olho da mente' e o olho da câmera não são os mesmos", disse Henkel, acrescentando que a pesquisa sobre a memória indica que tirar fotos pode ajudar as pessoas a se lembrar somente se elas dedicarem algum tempo para observar e revisar.

"Para lembrar, temos de acessar e interagir com as fotos, em vez de simplesmente acumulá-las", concluiu a cientista.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Número de mulheres empreendedoras aumenta 20% em uma década

As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos, segundo o Sebreae

Notícias Gerais, por Redação

Por crise, governo deve economizar menos que o previsto em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quarta-feira que o governo pode fazer um esforço fiscal menor que a meta estabelecida pelo governo. Todo ano, o governo economiza parte da arrecadação para fazer o chamado superávit primário, que é uma economia feita para pagar juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Veja 7 dicas para declarar o IR 2013

O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2013 começa em pouco mais de um mês. A Receita Federal deve divulgar, nas próximas semanas, as regras para o envio da declaração.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega usa "jeitinho brasileiro" na política econômica, diz jornal

O "jeitinho brasileiro", o hábito de hábito se desviar das regras ou convenções de maneiras criativas e no limite da ilegalidade, também é usado na gestão econômica do Brasil, de acordo com o blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times.

Notícias Gerais, por Redação

Expectativa do brasileiro tem a maior alta desde janeiro de 2011

"Os brasileiros acreditam na recuperação da economia. Por isso, esperam que os preços e o desemprego não aumentem nos próximos meses", avalia Marcelo Azevedo, economista da CNI.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 2ª semana, mercado aposta na alta do dólar e reduz previsão do PIB

O mercado voltou a elevar a estimativa do preço do dólar e reduzir a previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Além disso, reduziu as estimativas para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- em 2012.

Deixe seu Comentário:

=