Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/06/2013 às 09:49:47

Tesouro ou previdência; o que é melhor para a aposentadoria?

Internauta de 22 anos pergunta qual é a melhor aplicação para o longo prazo neste momento

Dúvida do internauta: Tenho 22 anos, sou estagiária e ganho cerca de 1.300 reais por mês, estou em dúvida se começo a aplicar em um plano de previdência ou se junto algum dinheiro para comprar títulos do Tesouro Direto, pois tenho pensado seriamente no meu futuro. Meu noivo é funcionário público, o que nos garante uma certa segurança, mas, como planejamos casar e ter filhos, acho importante eu ter algum dinheiro para o futuro, mesmo que a maior parte dos gastos que teremos fique com ele. Ele diz que devo esperar para pensar em previdência, mas como ganho bem menos que ele acho que deveria começar logo justamente por isso. Qual investimento é o mais aconselhável no momento?

 Resposta de Fernando Meibak*:

Parabéns pela consciência de se preocupar com o futuro logo cedo, coisa rara de se observar.

A melhor indicação para você é o Tesouro Direto. O plano de previdência privada tem uma grande desvantagem, que é o custo. No geral, esses planos têm taxas elevadas, superiores a 1% ao ano. E alguns ainda cobram taxa de carregamento, que incide a cada depósito feito.

Sugiro que você faça o cadastro em uma instituição financeira que opera o sistema Tesouro Direto. Pesquise no site do Tesouro Direto o ranking das taxas cobradas pelas instituições, algumas delas não cobram taxas.

Compre mensalmente títulos indexados à variação do IPCA, as Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Gosto das chamadas Principal, que acumulam rendimento, não fazem pagamentos de juros semestrais. Escolha os títulos de longo prazo, com vencimento depois de 2030.

Além do Tesouro ser mais barato, é um extraordinário momento para compra porque a taxa Selic subiu e os rendimentos acima do IPCA estão altos, algumas NTN-Bs estão pagando juros acima de 5% ao ano.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados

Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.

Previdência Corporate, por Redação

15 mil donas de casa baianas se filiam à Previdência

O número de donas de casa de famílias de baixa renda no país filiadas à Previdência Social já é de 283.562 segundo dados de junho, divulgados pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS).

Previdência Corporate, por Redação

Fundo de previdência complementar é penhorável a partir de 40 salários

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (Brasília) acolheu parcialmente uma apelação proposta pela Fazenda Nacional contra decisão de primeira instância, mas decidiu que só pode ser bloqueada, em fundo de previdência complement

Previdência Corporate, por Redação

INSS: 83% dos consignados são parcelados de 49 a 60 meses

As operações de crédito consignado realizadas por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) somaram 969.519 em março. Do total de empréstimos, 83,74% ou 811.907 foram parcelados entre 49 e 60 meses.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência vai criar grupo de trabalho para definir funcionamento da Funpresp

O Ministério da Previdência Social vai criar um grupo de trabalho junto com outros ministérios para definir o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

Dicionário do IR: confira o significado das expressões usadas na declaração

Uma série de extratos bancários, documentos e comprovantes deverá ser manuseada nas próximas semanas pelo contribuinte brasileiro que for preparar sua declaração de Imposto de Renda de 2012.

Deixe seu Comentário:

=