Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/07/2011 às 09:51:48
Telecom: plano de metas deve garantir benefícios ao consumidor
SÃO PAULO – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (21) novas regras que estimulam a concorrência entre as empresas do setor de telecomunicações.
O PGMC (Plano Geral de Metas de Competição) deve beneficiar os consumidores, pois, entre as regras, está prevista a criação de três entidades não governamentais, custeadas pelas próprias empresas do setor. A intenção é que uma delas compare as ofertas entre os serviços do varejo, a fim de apontar as melhores opções para os consumidores. Outra entidade vai reunir empresas sem poder de mercado significativo. A entidade supervisora, por sua vez, vai promover a resolução de conflitos entre as empresas.
Para o relator da proposta, João Rezende, o plano tem como objetivo otimizar a infraestrutura existente no setor de telecomunicações. “É um projeto importante para que a gente não tenha infraestrutura duplicada, ineficiente, que possa usar o máximo da infraestrutura para favorecer o usuário”, completa.
Consulta Pública
Durante 45 dias, o PGMC será submetido à consulta pública, além de passar por audiência em Brasília para que o assunto seja debatido com setores interessados, incluindo consumidores e usuários dos serviços.
De acordo com a Agência Brasil, as regras serão aplicadas somente para grupos com poder de mercado significativo, que abrangem as grandes empresas do setor.
Por dentro do plano
As empresas que oferecem serviço de telefonia e internet poderão ser obrigadas a compartilhar as redes, mediante pagamento de tarifas. Na área de TV por assinatura, o plano prevê que os usuários poderão comprar seus próprios decodificadores no varejo e solicitar que uma empresa faça a ligação do serviço.
Com a aprovação do PGMC, as empresas deverão implantar 51 pontos de troca de tráfego para internet. Atualmente, há 16 pontos em todo o país. Segundo Rezende, a construção desses pontos vai acarretar o barateamento do acesso à banda larga.
Fonte: web.infomoney.com.br 22.07.11
Posts relacionados
Bancos mudam regra para transferência para o mesmo dia
O valor mínimo para a realização de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) caiu de R$ 2 mil para R$ 1 mil a partir desta sexta-feira. A TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada.
Técnicos alemães elogiam inss e destacam inclusão social no brasil
O trabalho desenvolvido pelo INSS na área de reabilitação foi elogiado por uma equipe técnica do Seguro Social Alemão que visitou nesta terça-feira, 2 de outubro, a Agência da Previdência Social do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro.
Inadimplência sobe 7% em agosto, na comparação anual
Os consumidores ficaram mais inadimplentes em agosto deste ano, frente ao mesmo mês de 2011. De acordo com pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta quarta-feira, a inadimplência subiu 7%, mas foi o menor ritmo de expansão anual, desde agosto de 2010.
Com medidas do BCE, Mantega diz haver luz no fim do túnel para crise
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, se mostrou satisfeito nesta quinta-feira com as novas medidas tomadas pelo BCE (Banco Central Europeu) para conter a crise da dívida que assola a zona do euro.
Vitamina D ativa resposta do sistema imunológico à tuberculose
A vitamina D é necessária para ativar a resposta do sistema imunológico à tuberculose, aponta um estudo americano divulgado na quarta-feira (12). A descoberta pode levar a novos tratamentos contra a doença, que mata 1,8 milhão de pessoas por ano.
Correios recorrem ao TST para acabar com a greve
Os Correios e os grevistas resolverão no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os termos do fim da paralisação. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve realizaram assembléias em vários Estados do país e decidiram pela manutenção da greve.


