Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/08/2012 às 12:01:43

Pesquisa: apesar de desaceleração, Brasil ainda atrai investimento externo

Apesar da desaceleração econômica e da redução nas expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil ainda é um dos mercados preferidos em investimento estrangeiro direto (IED), segundo uma pesquisa da Enrst & Young, divulgada na sexta-feira.

De um total de 250 executivos globais, 60% disseram que planejam iniciar operações no Brasil em 2013. Na América Latina, o País continua sendo o principal destino de recursos, com a preferência de 78% dos pesquisados.

"Para o investidor externo não existe temor de desaceleração. A perspectiva é de mais crescimento", afirmou o vice-presidente de mercados da Ernst & Young Terco, Mauro Terepins.

Apesar do cenário econômico mundial ser de incertezas, o Brasil registrou um recorde no número de projetos de investimentos estrangeiro direto em 2011, se tornando o segundo destino mais popular e o quinto em termos de números de projetos.

Ainda assim, a projeção do Banco Central é de que haja um ingresso de US$ 50 bilhões neste ano, enquanto no ano passado o IED somou mais de US$ 60 bilhões.

Desafios
Mas embora o país ainda seja visto com bons olhos, há problemas e desafios, sendo que os principais apontados pelos participantes da pesquisa são infraestrutura e educação.

Mais de 28% dos pesquisados acreditam que o desenvolvimento da educação teria um maior impacto na atratividade do Brasil. "Alcançar as metas ambiciosas do governo brasileiro para o crescimento econômico no médio prazo exigem uma mudança no foco do uso da política fiscal de estímulo a demanda para investimentos em infraestrutura e educação, que são as maiores restrições que a economia enfrenta", informou a consultoria em relatório.

Países
Segundo a consultoria, os Estados Unidos registraram os maiores investimentos no Brasil em 2011, tanto em número de projetos, como em valor e também em criação de empregos. Que segundo a Enrst & Young, é explicado pela proximidade geográfica e acordos econômicos entre os dois países.

Em seguida, aparece o Reino Unido, em número de projetos e valor, enquanto a Espanha, registrou o terceiro maior número de projetos. A China ficou em quinto em termos de valores investidos no Brasil, atrás da Alemanha.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores individuais devem entregar declaração até 31 de maio

Os empreendedores individuais que se inscreveram no programa até o dia 31 de dezembro de 2011 devem entregar a DASN-Simei (Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual) até o final do mês (31).

Notícias Gerais, por Redação

Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta sexta-feira

Após iniciar o dia no campo negativo, o Ibovespa inverteu tendência e opera em alta de 1,07% na tarde desta sexta-feira (3). O índice ganhou força após a divulgação do relatório de emprego dos EUA,

Notícias Gerais, por Redação

ONU: preços de alimentos devem recuar com desaceleração global

Os preços dos alimentos devem recuar levemente em 2012 devido à desaceleração da economia global, ainda que não seja esperada uma queda drástica a partir dos altos níveis observados no ano passado,

Deixe seu Comentário:

=