Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/06/2011 às 09:31:58

Tecnologia e as novas formas de aprendizado

A tecnologia entrou na educação e ambas ganham cada vez mais valor no Brasil, tendo em vista a necessidade de o país dar formação de qualidade às novas gerações.

Há muitas carências a cuidar para atingir esse propósito, mas é certo que, quanto mais recursos tecnológicos estiverem disponíveis para os aprendizes e seus mestres, fora e dentro das escolas, maior será a oferta de conexões para aprender, isto é, aumenta a possibilidade de professores e alunos usarem os recursos em atividades educacionais formais ou em oportunidades diversas de aprendizado.

A oferta de aplicativos educacionais para equipamentos móveis, como o celular, incrementa ainda mais o caminho de aproximar educação e tecnologia pela melhoria do aprendizado. O governo federal tem feito esforço nessa aproximação.

O projeto Um Computador por Aluno (UCA), por exemplo, envolve o fornecimento de laptops educacionais a escolas públicas, mais infraestrutura de acesso à internet e capacitação no uso da tecnologia. Especialistas o consideram um avanço em relação aos laboratórios de informática nas escolas, pois dá mobilidade ao aprendizado, o aluno não precisa estar no laboratório.

Em uma escola de Piraí (RJ), o Ciep Rosa da Conceição Guedes, o UCA foi testado em 2007. A instituição divulgou que houve redução das taxas de evasão e que a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) prevista foi rapidamente superada.

O município já desenvolvia o programa Piraí Digital, de democratização de acesso às tecnologias de informação e comunicação, usando um sistema de internet sem fio. Mas os resultados obtidos com o UCA levaram a prefeitura, em 2008, à decisão de estender o projeto para as 20 escolas da rede.

Quanto mais móvel for um produto tecnológico com acesso à internet e capacidade de armazenar dados, maior tenderá a ser seu aproveitamento no campo da educação e o efeito na qualidade do aprendizado.

É ainda um desejo de futuro para a maioria das escolas públicas brasileiras, como mostrou um levantamento de 2009 realizado pelo Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo, financiado pelo Instituto Unibanco, Itaú BBA e Abril Educação.

Abrangendo 400 escolas públicas de ensino fundamental e médio de 13 capitais, a pesquisa indicou que, pelo menos nos grandes centros urbanos, há cada vez mais infraestrutura nas escolas para aplicação de tecnologia educacional. Segundo a pesquisa, 98% das instituições têm computador, impressora, TV e DVD. Em 85% dos casos, há projetor ou data show, máquina digital em 79% e filmadora em 50%.

O acesso à internet via banda larga está presente em 83% das escolas e 73% delas têm laboratório de informática, embora esse espaço não seja aproveitado para atividades com alunos em quase 20% dos casos.

Concluem os pesquisadores que falta capacitação de professores e gestores para aplicar as tecnologias em projetos pedagógicos e que esse é mais um desafio, entre muitos na educação, para tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas, manter o aluno motivado e transformar as oportunidades de ensino em momentos reais de aprendizado.

Fonte: www.brasileconomico.com.br | 06.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Os melhores fundos para você investir

Inflação, novo patamar de juros, mercado de ações em baixa. Diante desse cenário, os fundos de previdência podem ser uma ótima opção para colocar o seu dinheiro

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação acelera alta a 0,32% em junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou junho com alta de 0,32%, após avanço de 0,1% em maio, com pressão do grupo Transportes, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Novas regras para pacotes bancários começam a valer nesta segunda

Começam a valer a partir desta segunda-feira as novas regras do Banco Central (BC) para aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários, de operações de crédito e de câmbio.

Notícias Gerais, por Redação

Tire suas dúvidas sobre o IR 2012

As dúvidas serão respondidas por Eliana Lopes, coordenadora de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) da H&R Block no Brasil. Graduada em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Empresarial, possui 11 anos de experiência na área de tributação de IRPF.

Notícias Gerais, por Redação

Marca Brasil sobe dez posições em ranking de consultoria

O Brasil subiu dez posições em um ranking elaborado por uma consultoria que avalia a força da "marca" de cada país no exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Reunião entre Correios e funcionários pode encerrar greve

A greve dos bancários segue hoje sem perspectiva à vista de acordo entre patrões e empregados.

Deixe seu Comentário:

=