Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/01/2015 às 11:04:05

Taxa básica de juros sobe pela 3ª vez seguida e atinge maior valor desde junho de 2011

 O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu elevar pela terceira vez consecutiva a taxa básica de juros. O aumento, de 0,5 ponto percentual, fez a Selic saltar de 11,75% para 12,25% ao ano.
Com a alta, divulgada nesta quarta-feira (21) após a primeira reunião do comitê no ano, os juros básicos avançaram ao maior valor desde julho de 2011, quando a taxa subiu para 12,5%.
Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a inflação, já que os juros mais altos encarecem o crédito, diminuem a disposição para gastar do consumidor e estimulam a poupança.
A decisão a favor do aumento foi unânime. Votaram Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.
De acordo com o diretor-executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a nova taxa de juros terá pouco impacto no valor das operações de crédito.
Devido à competição no sistema financeiro, é possível que algumas instituições possam manter inalteradas as suas taxas de juros das operações de crédito.
Taxa básica
A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.
Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores é sempre superior à Selic.
A Selic só influencia o rendimento da poupança quando é igual ou inferior a 8,5% ao ano

Fonte: www.aserc.org.br
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dieese sugere imposto sobre fortunas e bens supérfluos

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo".

Notícias Gerais, por Redação

Brasil adotará todas as medidas para impedir valorização do real

O Brasil está preparado para adotar todas as medidas necessárias, incluindo as que já foram usadas no passado, para conter o fluxo de capital e impedir que o real se aprecie excessivamente, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Economistas reduzem expectativa do PIB pela 6ª semana consecutiva

Economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram novamente a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria nova aposentadoria para servidores

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil vira o maior consumidor de biodiesel do mundo

O Brasil vai terminar o ano como o maior mercado consumidor de biodiesel do mundo, passando a Alemanha.

Deixe seu Comentário:

=