Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/01/2014 às 12:33:44

Tangerina foi o que mais subiu em 2013; arroz e feijão ficam mais baratos

A tangerina foi o produto que teve a maior variação de preço em 2013, com aumento total de 73,04% entre janeiro e dezembro do ano passado, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo), divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O feijão carioca ou rajado foi o produto com a maior queda de preço no período, de 17,32%. O arroz ficou 4,87% mais barato.

A fruta campeã em inflação foi seguida pela mandioquinha --também conhecida como batata-baroa-- e pela banana-da-terra, que tiveram variação de 57,16% e 55,4% nos preços no período, respectivamente.

O tomate, que teve alta acentuada de preço nos primeiros meses de 2013, fechou o ano com variação de 14,74%.

Depois do feijão-carioca, o óleo de soja (-17,1%) e o açúcar refinado (-14,74%)  foram os produtos com as maiores quedas de preços.

Em 2013, o IPCA teve aumento de 5,91%, 0,07 ponto percentual acima do índice obtido em 2012. De acordo com o ministro da Fazenda em exercício, Dyogo de Oliveira, "não há nenhum risco de descontrole" da inflação.

O IPCA apura a inflação para as famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas, além de Brasília e Goiânia.

Com aumento de 8,48% entre janeiro e dezembro de 2013, o grupo de alimentação e bebidas foi o que mais puxou o índice de inflação para cima no período, apesar de o aumento ter sido inferior ao de 2012, quando o crescimento foi de 9,86%.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação oficial acelera e sobe 5,24% em 1 ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) (prévia da inflação oficial do país) acelerou acima do esperado em julho ao registrar alta de 0,33%, ante avanço de 0,18% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Previdência privada e juros baixos

Em função do IR reduzido que incide sobre todos os planos, a previdência privada aberta deverá se manter como uma das mais interessantes alternativas de investimento financeiro

Notícias Gerais, por Redação

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com 6º PIB, Brasil tem grandes desafios, diz especialista

O Brasil comemora, orgulhoso, a conquista da sexta posição entre as maiores economias do mundo, mas especialistas e o governo admitem que o País só conseguirá alcançar o níveil de vida europeu em 20 anos e que ainda há grandes desafios pela frente, como erradicar a miséria.

Deixe seu Comentário:

=