Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/06/2011 às 16:43:29

Anatel aprova plano de universalização de telefonia

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira a terceira revisão do PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização), que reúne as diretrizes para expansão da telefonia fixa para até 2015. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou há pouco a decisão.

O plano deveria ter entrado em vigor em janeiro deste ano, junto com a assinatura de novos contratos com as concessionárias de telefonia. Desentendimentos entre empresas e governo sobre metas de expansão de infraestrutura de banda larga, fontes de financiamento e telefonia rural atrasaram a negociação.

O texto aprovado hoje cede em alguns pontos para as empresas, que não queriam investir na construção de backhaul, que são como estradas por onde passa o tráfego de dados até as cidades. Na visão das empresas, elas já cumpriram suas metas de expansão de rede e não precisariam investir mais nesse ponto.

Em vez de construção de infraestrutura, as empresas deverão se comprometer com a venda de internet a 1 mbps por até R$ 35. Essa meta será definida por decreto, informou Bernardo.

O plano também prevê o uso da faixa de frequência de 450 MHz para telefonia rural. No mesmo decreto, o governo vai definir se essa faixa será leiloada ou cedida para as empresas.

Segundo o ministro, há a tendência de leiloar a faixa de 450 MHz junto com a de 2,5GHZ, muito cobiçada pelas empresas, estabelecendo metas de cobertura rural para as vencedoras.

A Anatel decide hoje também a abertura do mercado de TV a cabo para as teles. A votação desse assunto ficou para o turno da tarde.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 02.06.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova projeto que regulamenta direito de resposta na mídia

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa para pessoas ou entidades que se sentirem ofendidas pelo conteúdo publicado.

Deixe seu Comentário:

=