Publicado por Redação em Vida em Grupo - 12/12/2012 às 16:37:44
Susep publica Circular 452 no Diário Oficial da União
As sociedades seguradoras, as entidades abertas de previdência complementar e os resseguradores locais podem deduzir, da necessidade de cobertura das suas provisões técnicas por ativos garantidores, os valores de direitos creditórios, ativos de resseguro redutores e ativos de retrocessão redutores. Esta é a principal determinação da Circular 452/12, publicada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) na quinta-feira, 6, no Diário Oficial da União.
O regulamento diz ainda que seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e resseguradores locais devem manter documento atualizado mensalmente, à disposição da Susep, contendo a segregação dos ativos de resseguro redutores ou ativos de retrocessão redutores, conforme o caso, por contraparte e por tipo de contrato, devendo ser entregue à autarquia no prazo máximo de 15 (quinze) dias contados da data de recebimento da solicitação.[8]
As empresas que utilizarem direitos creditórios referentes a riscos vigentes e não emitidos devem manter um estudo atualizado que comprove a adequação e a consistência desse saldo constituído. Este estudo deve estar detalhado em nota técnica atuarial mantida pela sociedade ou entidade supervisionada e, sempre que solicitado pela Susep, deve ser entregue em um prazo máximo de 5 dias contados a partir da data do requerimento. A Susep fixa em até o dia 10 de janeiro de 2014 o prazo para a adequação às disposições de dois artigos do regulamento.
Fonte: segs
Posts relacionados
Estudo diz que Brasil tem potencial para ser o 8º maior do mundo em seguros
País, que ocupava 15º lugar em 2010, dará salto na receita de prêmios até 2020
Seguros pessoais impulsionam crescimento do setor no Rio Grande do Sul
O setor de seguros no Rio Grande do Sul registrou crescimento de mais de 14% acima da inflação oficial – de 6,2% – em 2012, ante o ano anterior. O crescimento no Estado acompanhou o desempenho dos seguros no país, de 21,3% no ano passado, na comparação com 2011.
Tendências e expectativas para o mercado de seguros
São os mais procurados quando o nível de emprego é maior, caso atual do Brasil, com a menor taxa de desemprego registrada na sua história, em 2012. Além disso, os seguros habitacionais e de automóveis possuem relação com a compra e venda desses itens.
Questão polêmica no Código Civil: salvamento no seguro de vida
Por mais cuidado que se tome na elaboração de uma lei, sempre ocorrerão questões dúbias e polêmicas. É o caso do texto do § único, do artigo 771, do Código civil Brasileiro, o qual estabelece: "Correm à conta do segurador, até o limite fixado no contrato, as despesas de salvamento consequente ao sinistro".
Surge a primeira microsseguradora
A Newprev Previdência Privada é a primeira empresa a declarar à Susep a sua intenção de operar como sociedade microsseguradora nos ramos vida e de danos.
METLIFE investe em treinamento para seus colaboradores
A MetLife, líder mundial em seguro de vida, promove um forte programa de treinamento para colaboradores, em linha com um dos pilares da companhia de desenvolver talentos internos.
Empresas do mercado de seguros comemoram resultados
Em linha com a política global de sua matriz, a Zurich Seguros montou, no Brasil, uma área dedicada exclusivamente ao ramo de Vida e Previdência que, em pouco mais de um ano de operação, já colhe frutos.