Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/09/2012 às 09:06:45

Susep mantém limite de retenção em 3%

A Susep, através da Coordenação Geral de Monitoramento de Solvência (CGSOA), elaborou minuta de Resolução com o intuito de unificar os normativos que dispõem sobre limites de retenção. A demanda, apresentada pelo mercado, de ampliar o limite atual fixado em 3%, foi um dos motivadores da abertura de consulta pública, disposta no site da autarquia, em 14 de junho deste ano, com prazo limite para a apresentação de sugestões até o dia 16 de julho. Apenas duas propostas foram apresentadas durante o período, sendo que nenhuma delas tratava do aumento de limite de retenção. A Susep realizou reunião com os representantes da CNseg com o propósito específico de discutir as sugestões que seriam apresentadas.

Chegou-se a cogitar a possibilidade de revisão do limite máximo do limite de retenção das sociedades seguradoras. Porém, analisando os valores calculados pelas companhias em fevereiro de 2012, constatou-se que 84% desses montantes se mostraram inferiores a 2,5% do PLA (Patrimônio Líquido Ajustado), indicando que, na grande maioria das situações, as empresas nem chegam a utilizar o limite máximo atual (3% do PLA). Além disso, o normativo já prevê a possibilidade de as sociedades seguradoras utilizarem, mediante prévia autorização da Susep, limites de retenção superiores a 3%. Levantamentos apontam que número de pedidos de aprovação de limites de retenção efetuados nos últimos anos foi extremamente baixo, o que indica que não há uma grande demanda do mercado nesse sentido.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Congresso rejeita flexibilização de contratações para estatais

O Congresso Nacional finalizou, nesta terça-feira, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e prioridades para o Orçamento do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria de fundos tem captação recorde no 1º semestre

A indústria brasileira de fundos de investimento registrou captação liquida positiva de R$ 74,4 bilhões nos primeiros seis meses de 2012, recorde da série histórica, informou nesta quinta-feira a Anbima.

Notícias Gerais, por Redação

Otimista, Dilma espera crescimento de até 5% em 2012

Em um encontro para um café da manhã com jornalistas, a presidente Dilma Rousseff, bem-humorada, afirmou que está otimista em relação ao desempenho da economia para próximo ano. A meta pessoal de Dilma para o crescimento em 2012 é de 5%.

Deixe seu Comentário:

=