Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/09/2012 às 09:06:45

Susep mantém limite de retenção em 3%

A Susep, através da Coordenação Geral de Monitoramento de Solvência (CGSOA), elaborou minuta de Resolução com o intuito de unificar os normativos que dispõem sobre limites de retenção. A demanda, apresentada pelo mercado, de ampliar o limite atual fixado em 3%, foi um dos motivadores da abertura de consulta pública, disposta no site da autarquia, em 14 de junho deste ano, com prazo limite para a apresentação de sugestões até o dia 16 de julho. Apenas duas propostas foram apresentadas durante o período, sendo que nenhuma delas tratava do aumento de limite de retenção. A Susep realizou reunião com os representantes da CNseg com o propósito específico de discutir as sugestões que seriam apresentadas.

Chegou-se a cogitar a possibilidade de revisão do limite máximo do limite de retenção das sociedades seguradoras. Porém, analisando os valores calculados pelas companhias em fevereiro de 2012, constatou-se que 84% desses montantes se mostraram inferiores a 2,5% do PLA (Patrimônio Líquido Ajustado), indicando que, na grande maioria das situações, as empresas nem chegam a utilizar o limite máximo atual (3% do PLA). Além disso, o normativo já prevê a possibilidade de as sociedades seguradoras utilizarem, mediante prévia autorização da Susep, limites de retenção superiores a 3%. Levantamentos apontam que número de pedidos de aprovação de limites de retenção efetuados nos últimos anos foi extremamente baixo, o que indica que não há uma grande demanda do mercado nesse sentido.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

PF prende sete por fraudes de R$ 47,5 mi do Ministério do Trabalho

Segundo a Polícia Federal, foram comprovadas 'graves irregularidades' em repasses do Ministério do Trabalho para uma ONG de assistência ao trabalhador com unidades em São Paulo e no Rio

Notícias Gerais, por Redação

BC e economistas divergem sobre endividamento das famílias

O seminário Políticas Públicas de Estímulo ao Consumo e seus Reflexos na Economia Brasileira, realizado na quarta-feira na Câmara dos Deputados, foi marcado por divergências entre os dados estatísticos apresentados por técnicos da iniciativa privada e do governo.

Notícias Gerais, por Redação

PIB tímido faz governo repensar estratégia de estímulo à economia

Preocupada com o fraco desempenho da economia brasileira neste ano, a presidente Dilma Rousseff prepara mais um pacote de medidas para tentar reverter tal quadro. A primeira etapa desse novo plano deve ser anunciada ainda nesta semana, incluindo concessões de rodovias e ferrovias ao setor privado.

Notícias Gerais, por Redação

Autoridades líbias retomam negociações para rendição de Bani Walid

As autoridades dos rebeldes líbios retomaram nesta terça-feira as negociações que estavam interrompidas desde domingo com líderes locais de Bani Walid.

Deixe seu Comentário:

=