Publicado por Redação em Vida em Grupo - 02/04/2013 às 09:44:32

Susep anuncia atualização de norma contábil para mercado .

Medida dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ter atualizado a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial e dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Há semanas, a Susep estabeleceu novas regras para a contituição das provisões técnicas e promoveu complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado.


Além de alinhar o Plano de Contas das sociedades supervisionadas às novas regras publicadas, o novo normativo dá continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), propiciando uma evidenciação ainda mais fiel quanto à realidade econômica das transações das companhias reguladas. No Brasil, o CPC é o responsável pela edição e atualização dos Pronunciamentos Técnicos, que sempre levam em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).


Nesse sentido, uma das mudanças trazidas pelo novo plano de contas ocorreu em relação à prestação de contas entre seguradores e resseguradores. As novas medidas visam a otimizar a troca de informações, tornando a operação mais transparente, e contribuindo para melhorias nas ferramentas de supervisão por parte da Susep.

 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguros está entre os serviços mais procurados nos bancos

A empresa de pesquisa e monitoramento Hibou, elaborou em parceria com o PiniOn, um estudo sobre os hábitos dos clientes de instituições bancárias. 

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras afirmam que não vão trabalhar com agentes de seguros

A audiência pública da Susep, referente a resolução do CNSP que disciplina a atuação do agente de seguros, foi um dos assuntos

Vida em Grupo, por Redação

Seguros: ouvidoria passa a ser obrigatória

Susep, órgão regulador do setor, aumenta a pressão para reduzir número de reclamações dos clientes.

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica Circular 452 no Diário Oficial da União

As sociedades seguradoras, as entidades abertas de previdência complementar e os resseguradores locais podem deduzir, da necessidade de cobertura das suas provisões técnicas por ativos garantidores, os valores de direitos creditórios, ativos de resseguro redutores e ativos de retrocessão redutores.

Vida em Grupo, por Redação

Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada: vendas pelo celular

O tema "Microsseguro" norteou o primeiro painel, intitulado Novos segmentos para Expansão do Mercado de Seguros. Segundo o especialista Michael McCord, presidente do Microinsurance Centre, microsseguro deve ser "suave" para atrair o interesse das pessoas de baixa renda.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros brasileiro deve crescer 15% em 2012, projeta executivo

Para 2012, a expectativa é que o mercado de seguros brasileiro cresça 12,8%. Porém, para Bento Zanzini, diretor geral do grupo BBMapfre, pode-se esperar crescimento maior.

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é o centro do microsseguro no mundo

Produtos, preços e distribuição. Estas três palavras sao as mais importantes na formulação dos produtos de microsseguro e são elas que definem as suas chances de sucesso.

Deixe seu Comentário:

=