Publicado por Redação em Dental - 12/11/2014 às 11:10:32

Suplementos e termogênicos podem causar mau hálito

A prática de esportes pode trazer muitos benefícios para a saúde. Porém, algumas preparações a base de vitaminas que prometem complementar a alimentação e são grandes aliadas de quem faz muitos exercícios, podem causar um problema desagradável para os atletas; o mau hálito.

Para Neide Pena Coto, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Odontologia do Esporte e Biomecânica da FOUSP, isso ocorre porque esses suplementos são capazes de alterar o pH da saliva, fazendo do ambiente bucal um ótimo lugar para a proliferação de bactérias e, consequentemente, para a existência da halitose.  

Segundo Olinda Tarzia, diretora científica da CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose), os suplementos vitamínicos que possuem em sua composição as vitaminas do complexo B podem causar halitose. “Eventualmente esses suplementos podem causar mau hálito assim que a pessoa toma a substância, mas depois de um tempo, o cheiro desaparece”, diz a especialista.  


Suplementos termogênicos

O uso de suplementos termogênicos (que aumentam a temperatura corporal) também são fortes aliados do mau hálito. Isso porque, para reequilibrar a temperatura alterada por essa substância, o organismo aumenta a produção de suor. O suor em excesso faz o atleta perder muitos sais minerais e água, podendo causar desidratação. Um dos sintomas da desidratação é a boca seca, que gera uma descamação das células da mucosa da boca. Quando depositadas sobre a língua, causam a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa na superfície da língua) que causa o mau hálito.

Segundo Olinda, a respiração errada (pela boca) durante os exercícios também pode ressecá-la e causar halitose. “Neste caso, o ideal é lubrificar a boca. Existem vários lubrificantes no mercado que têm os mesmos princípios ativos do dióxido de cloro (em gel ou enxaguante) que age contra a halitose”, diz a especialista.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.

Dental, por Redação

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Deixe seu Comentário:

=