Publicado por Redação em Dental - 03/03/2015 às 11:32:11

Câncer lingual: entenda a doença do vocalista do Iron Maiden

Uma nota publicada na fanpage da banda Iron Maiden, no Facebook, comunicou que o seu vocalista, Bruce Dickinson, está enfrentando uma luta contra um câncer de língua. O pequeno tumor, localizado na parte de trás da língua, foi detectado durante um exame de rotina feito perto do Natal, no ano passado.

“Esses exames são muito importantes para a detecção precoce deste tipo de câncer, pois, na maioria dos casos, as lesões iniciais são assintomáticas e o paciente não percebe que já apresenta algum sinal da doença, como por exemplo, uma discreta mancha branca. Em geral as lesões do câncer de boca somente começam a doer após vários meses de desenvolvimento”, diz Celso Lemos, professor do Departamento de Estomologia, da FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP).

No caso de Dickinson, esses exames o ajudaram a detectar a doença ainda em seu estágio inicial, o que faz com que o tratamento, que foi concluído semana passada, tenha mais chances de cura. Durante sete semanas, o cantor passou por sessões de quimio e radioterapia e, segundo os médicos que estão cuidando dele, a expectativa é que ele esteja curado até o final de maio.

Celso acredita que a adesão de hábitos mais saudáveis pode ajudar o cantor a passar por esse problema sem novos desdobramentos. “Ao evitar hábitos diretamente relacionados, como o tabaco e o álcool, e aderindo a uma alimentação saudável, a possibilidade de reincidência da doença é bastante pequena. Também é indicado que o paciente faça, a partir de agora, um controle clínico por toda a vida”, diz o especialista.

Entenda um pouco mais sobre a doença de Dickinson
Embora seja mais fácil de ser detectado por um profissional, o câncer de língua pode ser, em alguns casos, percebido pelo próprio paciente em um auto exame. “A pessoa deve procurar por machas brancas e/ou vermelhas, úlceras (feridas que podem lembrar uma afta), e aumentos de volume na boca ou no pescoço. Qualquer sinal de rouquidão persistente também deve ser examinada por um médico”, diz Celso.

O surgimento deste câncer se dá quando há um descontrole da multiplicação das células da mucosa que recobre a língua. “Em 90% dos casos, a causa está ligada ao tabagismo ou ao álcool. Tanto que o grupo de risco desta doença são homens com mais de 50 anos com histórico de consumo de bebidas alcoólicas e cigarro”, diz o professor.

Fonte: Terra


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes bem tratados melhoram qualidade de vida de crianças

Estudo realizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã, na Holanda, revelou que as crianças ganham muito em auto-estima e qualidade de vida quando passam por tratamentos dentários.

Deixe seu Comentário:

=