Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/04/2011 às 09:18:23

SP fará testes gratuitos de HIV e dependência química na quinta

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai oferecer testes gratuitos de HIV e dependência química no Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), durante a Feira da Saúde, no Pátio do Colégio, no centro.

O evento será realizado das 8h às 17h e espera receber 25 mil pessoas. A iniciativa ainda terá a participação de profissionais do Centro de Referência Estadual de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e do Programa Estadual de DST/Aids.

Os visitantes também poderão avaliar o risco de dependência do uso do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas por meio do questionário Assist (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test), desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O teste identifica pessoas com risco de alcoolismo e outras dependências químicas, o que possibilita o encaminhamento ao tratamento em serviços especializados.

Já os profissionais do Programa Estadual de DST/Aids vão distribuir 30 mil preservativos, além de disponibilizar testes rápidos para diagnóstico do HIV --os resultados ficam prontos em cerca de 15 minutos.

A Feira de Saúde ainda terá mais de 30 estandes, com serviços como autoexame de tireoide; glicema capilar --para verificar níveis de diabetes; prevenção da saúde ocular; avaliação física; avaliação do IMC (Índice de Massa Córporea); campanha de saúde auditiva; teste de ovulação; aferição de pressão arterial; entre outros.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.04.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

A explosão nas denúncias sobre calor extremo no trabalho no Brasil

Denúncias ao Ministério Público do Trabalho com referências ao calor quase quintuplicaram entre 2022 e 2024 e queixas recebidas neste início de 2025 já superam as do ano de 2022 inteiro. Forma de trabalhar terá que mudar para se adequar a um mundo cada vez mais quente, dizem especialista.

Saúde Empresarial, por Redação

Retomada da produção da insulina marca história da saúde pública

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (16) a retomada da produção de insulina humana, destacando que a medida marca a história da saúde pública no país.

Saúde Empresarial, por Redação

Força Nacional do SUS dá início a terceira etapa

Segundo o último boletim, 33 pacientes continuam internados nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, dos quais cinco em estado crítico. A capital gaúcha concentrará os trabalhos da força

Deixe seu Comentário:

=