Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2012 às 08:57:11

SP é a cidade mais atrativa para investimentos na AL, diz estudo

A cidade de São Paulo é a mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo de analistas colombianos e chilenos divulgado nesta terça-feira em Bogotá.

No ranking, a capital paulista é seguida de Santiago e Cidade do México no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) de 2012, resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet) da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN).

Outras três cidades brasileiras aparecem entre as dez primeiras colocadas. Porto Alegre teve destaque, ficando à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º).

São Paulo ocupa a liderança do ranking pela força de sua região metropolitana, o tamanho de sua economia, o avanço de sua educação superior, o volume de sua Bolsa de Valores e a presença de grandes multinacionais. Santiago foi desbancada da liderança, que ocupava desde o ano passado, mas os responsáveis pelo estudo asseguram que o Chile continua a ser o país mais competitivo da América Latina.

Completam as dez primeiras posições Lima (4º), Bogotá (5º), a mexicana Monterrey (8º) e Buenos Aires (9º).

O diretor do Cepet, Saúl Pineda, e o diretor-executivo da IDN, Rodrigo Díaz, ressaltaram o "alto predomínio" de cidades brasileiras e mexicanas entre os dez primeiros lugares do Inai de 2012.

O Cepet e a IND desenvolvem em conjunto, desde 2010, um ranking dos centros urbanos latino-americanos mais atrativos para investimento.

VEJA O RANKING

Cidade Posição atual Posição em 2011 Pontuação
São Paulo 1 2 95,2
Santiago 2 1 93
Cidade do México 3 3 84,5
Lima 4 7 75,8
Bogotá 5 9 74,7
Porto Alegre 6 18 71,6
Rio de Janeiro 7 4 71,4
Monterrey (México) 8 8 69,5
Buenos Aires 9 5 69,5
Belo Horizonte 10 14 68,7

Fontes: Cepet e IDN


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Motorista de carro de SP deve migrar para ônibus, diz Tatto

Prefeitura quer aumentar velocidade média dos coletivos, diz secretário. Meta é ter 220 km de faixas exclusivas e 150 km de corredores de ônibus.

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de imposto, governo compensou extinção da CPMF

Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.

Deixe seu Comentário:

=