Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/09/2016 às 10:02:20

É estagiário e quer ser efetivado? Veja dicas

Estagiário não deve atirar para todos os lados na procura de uma empresa para estagiar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Pela mão de obra ser mais barata, é mais fácil ser demitido como estagiário. Erro é deixar empenho que teve na seleção passar quando é contratado.

Quem está passando ou já passou por seleções para conseguir uma vaga de estágio sabe que os processos chegam a durar meses. Os candidatos passam por vários testes e disputam a vaga com muitos concorrentes. E, quando são escolhidos, precisam mostrar às empresas por que eles merecem permanecer na organização como efetivados.

“Muitos estagiários pecam quando deixam a animação e o empenho que tinham durante o processo seletivo passar quando são contratados. Esse é o maior erro”, afirma Madalena Feliciano, coach de carreiras, diretora da Outliers Careers e do Instituto Brasileiro de Coaching.

“Isso geralmente acontece quando o estudante ‘atira para todos os lados’ na procura de uma empresa para estagiar e não se concentra nas que ele realmente quer. Acaba fazendo um trabalho mediano, porque para ele tanto faz, essa ou aquela empresa. Nenhum gestor gosta disso”, diz.

Segundo a coach, é imprescindível sempre tentar superar as expectativas e ir um pouco além do esperado. “O fato de ainda estar aprendendo a prática do trabalho não significa que ele irá se safar de todas as coisas erradas que fizer, ou se não houver empenho. Não basta só colocar no currículo que é proativo, tem que, de fato, ser. Pela mão de obra ser mais barata, é muito mais fácil ser demitido como estagiário. Empresa nenhuma continua empregando quem não acrescenta”, diz.

Veja as dicas de Madalena que podem ajudar os estagiários a serem efetivados:

Pontualidade

As empresas geralmente funcionam como um "efeito dominó", se atrasar e começar a trabalhar mais tarde, pode comprometer o rendimento das pessoas que dependem do seu trabalho feito. Não é só porque você é estagiário que suas atividades sejam menos importantes. Se atrase somente quando for inevitável, e tente ao máximo comunicar a empresa com a maior antecedência possível.

Flexibilidade

Se for pedido para que fique depois do horário e isso não atrapalhe outros compromissos, principalmente com a faculdade, fique. Seu trabalho duro será reconhecido no futuro. Não há aprendizado maior do que a prática, não se prenda muito à teoria da faculdade e não tenha tanta pressa de sair quando der o seu horário.

Comunicação

Ter uma boa relação com os colegas, participar dos happy hours e outras confraternizações da empresa contam pontos com o chefe, pois mostram sociabilidade e extroversão. Mas saiba separar as coisas. O que acontece no happy hour fica no happy hour.

Redes sociais

Hoje em dia, Facebook e Whatsapp já são usados como ferramenta de trabalho. É comum ter grupos da empresa nas redes sociais, onde todo o mundo se comunica. Mas tenha bom senso. Ser pego utilizando outra rede social com muita frequência não vai pegar bem para você. Deixe essas para a hora do almoço.

Clareza e objetividade

Para quem está no último ano de faculdade e ainda não ficou claro se será ou não efetivado ao final do contrato, é a hora de conversar com o chefe. Seja claro e diga que quer a vaga, pergunte quais são as chances. Mostrar vontade de trabalhar com certeza vai pesar na hora de o gestor fazer a escolha.

Mas é sempre importante, antes de se inscrever no processo seletivo da empresa, procurar saber qual é o plano de carreira para não haver conflitos de interesses e gerar uma futura desmotivação. Algumas empresas deixam claro desde o início que só capacitam o candidato, mas não o efetivam.

Conheça a empresa

É importantíssimo conhecer muito bem a empresa para qual você vai se candidatar. Faça pesquisas na internet e, se tiver a oportunidade de conversar com um ex ou atual funcionário, melhor ainda. Isso ajuda na hora de se preparar para as entrevistas e de saber se você e a empresa dividem os mesmos valores. É isso que te manterá motivado a trabalhar e conseguir futuras promoções.

Fonte: Portal G1


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem de olho em impasse de dívida nos EUA

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com incerteza continuada sobre como os líderes da zona do euro responderão às dificuldades dos bancos, enquanto os políticos dos Estados Unidos aparentemente fracassavam em acertar uma redução de déficit.

Notícias Gerais, por Redação

Programa nos EUA consegue detectar dor de pacientes

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, desenvolveu um programa de computador que avalia informações geradas pelo cérebro e detecta quando as pessoas sentem dor.

Deixe seu Comentário:

=