Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/10/2012 às 15:22:29

SP: decreto facilita fechamento de micro e pequenas empresas

O Decreto 58.451/2012 publicado no Diário Oficial do Estado facilita o fechamento de micro e pequenas empresas, que optaram pelo Simples Nacional, no estado de São Paulo.

Segundo a assessoria jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), antes do decreto, o encerramento de uma atividade chegava a cinco ou seis anos e a inscrição e as obrigações fiscais deviam ser cumpridas até a inscrição ser cancelada. Com a determinação, o registro das empresas ficarão independentes da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas dos envolvidos na empresa.

A Lei Complementar 123/2006 já previa que os órgãos e entidades envolvidos na abertura e fechamento das empresas facilitassem os procedimentos.

De acordo com a nova medida publicada, quando for comunicada a suspensão de atividade ou solicitação de baixa cadastral, não é necessário apresentar alvará judicial, procuração outorgada pelo representante legal do contribuinte e declaração relativa ao motivo de suspensão.

Ainda segundo o decreto, a data de baixa de inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá ser a mesma data da última operação ou prestação da empresa. Caso não tenha sido feita nenhuma operação a data deve ser a da inscrição da empresa no cadastro.

Os documentos da empresa deverão ficar guardados por cinco anos, caso haja fiscalização.

Fonte: Terra


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Substituição das sacolas de plástico descartáveis começa dia 25 em SP

A partir do dia 25, quem for realizar compras nos supermercados do Estado de São Paulo já não vai receber de graça as tradicionais sacolinhas de plástico.

Notícias Gerais, por Redação

Programa do BNDES de incentivo à exportação receberá R$ 6,7 bi

O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu nesta quarta-feira, em reunião extraordinária, aumentar em R$ 6,7 bilhões o volume de recursos para Revitaliza --programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de incentivo a investimentos e exportações.

Deixe seu Comentário:

=