Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/06/2011 às 10:49:09

Governo decide dobrar royalties para mineração, diz jornal

SÃO PAULO - Após impasse nos últimos meses, o Governo decidiu dobrar a alíquota dos royalties pagos pelas mineradoras, segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira (22).

O novo código para o setor está sendo finalizado e deverá ser encaminhado para aprovação do Congresso no segundo semestre, elevando de 2% para 4% a alíquota média de compensação.

Novo tributo
Além disso, o Governo discute a criação de outro tributo destinado a grandes projetos  de exploração mineral, a exemplo do que ocorre atualmente no setor petrolífero, com a criação de uma compensação adicional a ser paga pelas empresas que operam em minas com grande potencial de produção.

O valor adicional seria cobrado em paralelo aos royalties, que são tidos pelo Governo como contribuições mínimas, fazendo com que grandes mineradoras, como a Vale (VALE3,VALE5) acumulem os dois tributos.

Procurado pelo portal InfoMoney, o ministério da Fazenda não confirmou a notícia, porém, assessores da Casa Civil confirmam que a Presidente Dilma Rousseff esteve reunida com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, para discutir o assunto.

Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

bovespa segue otimismo do mercado externo e registra alta

O Ibovespa segue o bom desempenho das bolsas internacionais e registra alta de 1,02%, aos 62.583 pontos no pregão regular desta terça-feira (17), refletindo o otimismo do mercado com o leilão de dívida na Espanha e o resultado do indicador de confiança na Alemanha,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tentará consenso para salvar Protocolo de Kyoto em Durban

O Brasil quer evitar, durante a conferência anual de clima da ONU, em Durban, que o Protocolo de Kyoto "morra". A afirmação é do embaixador André Corrêa do Lago, diretor do departamento de Meio Ambiente do Itamaraty.

Deixe seu Comentário:

=