Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/06/2011 às 10:49:09

Governo decide dobrar royalties para mineração, diz jornal

SÃO PAULO - Após impasse nos últimos meses, o Governo decidiu dobrar a alíquota dos royalties pagos pelas mineradoras, segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira (22).

O novo código para o setor está sendo finalizado e deverá ser encaminhado para aprovação do Congresso no segundo semestre, elevando de 2% para 4% a alíquota média de compensação.

Novo tributo
Além disso, o Governo discute a criação de outro tributo destinado a grandes projetos  de exploração mineral, a exemplo do que ocorre atualmente no setor petrolífero, com a criação de uma compensação adicional a ser paga pelas empresas que operam em minas com grande potencial de produção.

O valor adicional seria cobrado em paralelo aos royalties, que são tidos pelo Governo como contribuições mínimas, fazendo com que grandes mineradoras, como a Vale (VALE3,VALE5) acumulem os dois tributos.

Procurado pelo portal InfoMoney, o ministério da Fazenda não confirmou a notícia, porém, assessores da Casa Civil confirmam que a Presidente Dilma Rousseff esteve reunida com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, para discutir o assunto.

Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma cobra financiamento de longo prazo dos bancos

"A infraestrutura tem de virar uma obsessão do país". A frase, dita ontem pela presidente Dilma Rousseff, embute duas questões: o governo tem consciência de que o nível de investimentos fecha 2012 muito aquém do desejado - não passará de 19% do Produto Interno Bruto (PIB)

Notícias Gerais, por Redação

Famílias gastam mais com saúde do que o governo, diz IBGE

As despesas com serviços de saúde no Brasil atingiram R$ 283,6 bilhões em 2009, o que correspondeu a 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Deixe seu Comentário:

=