Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/07/2011 às 17:40:09
SP: Cirurgia pouco invasiva reconstrói uretra
O Centro de Referência da Saúde do Homem, de São Paulo, fez a primeira cirurgia de urgência que utiliza procedimento pouco invasivo em reconstrução da uretra –canal condutor da urina– em São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Com uma pequena incisão de cerca de 1 cm abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica do centro reconstruiu a uretra em cirurgia de 40 minutos.
O paciente que passou pelo procedimento rompeu a uretra após cair de uma escada.
Com a ajuda de um endoscópico flexível, os médicos conseguiram “navegar” por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Eles acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.
Na cirurgia convencional, conhecida como “aberta”, o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções.
O método utilizado no Centro do Homem diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. Além disso, a pessoa operada volta à vida profissional mais rápido.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 26.07.11
Posts relacionados
Canadenses afirmam que é possível prevenir a dor crônica controlando o estresse
Um pequeno volume do hipocampo está associado com níveis mais elevados de cortisol, aumentando a vulnerabilidade à dor
Hipotireoidismo: oito dúvidas sobre a doença da tireoide
A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina)