Publicado por Redação em Dental - 22/08/2014 às 10:10:38

Cirurgiões-Dentistas buscam equiparação salarial

Em 12 de agosto, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou Audiência Pública com a finalidade de analisar propostas visando à adoção de equiparação salarial em âmbito estadual entre as categorias profissionais de Cirurgiões-Dentistas e Médicos.

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades da categoria, bem como da de médicos e de farmacêuticos, que se solidarizam com o pleito.

Ressaltando que as reivindicações têm sido feitas em conjunto pela APCD, ABCD e Crosp, o secretário-geral do Crosp, Marco Antonio Manfredini, reforçou que os funcionários públicos do Estado perderam a equiparação salarial que tinham com a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos, em 2013 e, agora, os Cirurgiões-Dentistas querem a aprovação de Projeto de Lei Complementar (PLC) que acabe com essa disparidade, pois as carreiras são similares, e também a criação de plano de carreira.

Desde 2013 já houve sinalização, por parte do governo do Estado, de que há intenção de enviar este PLC. Uma vez na Assembleia, os Cirurgiões-Dentistas pretendem requerer sua tramitação com urgência. Além disso, foi ressaltado que a rubrica específica para essa equiparação, que deve ser expandida para aposentados e pensionistas, precisa ser incluída urgentemente no Orçamento do Estado para 2015.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Sílvio Jorge Cecchetto defendeu a valorização da saúde bucal nos serviços públicos, que sofre com o descaso do governo. “Nossas reivindicações são honestas e não pedem nada além do que é justo; até pela responsabilidade que o profissional de Odontologia exerce com a saúde bucal e geral da população, já que a saúde começa pela boca!”

A secretária-geral da APCD Central, Maria Ângela Marmo Fávaro destacou que “o Cirurgião-Dentista não é apenas a pessoa que faz obturações. Há diversas patologias que podem ser diagnosticadas por esse profissional, a quem cabe ainda o cuidado estético”.

Maria Lúcia Portes, do Grupo Técnico de Cirurgiões-Dentistas Funcionários e Servidores do Estado, somou-se às reivindicações de valorização do servidor público da área odontológica.

Além da presidente da comissão, a deputada estadual Telma de Souza que conduziu a audiência junto com o deputado estadual Carlos Neder, estiveram presentes os deputados estaduais Heroilma Soares Tavares, Luciano Batista, Adriano Diogo, Gerson Bittencourt, Alencar Santana, Aldo Demarchi, Welson Gasparini e Itamar Borges.

APCD - Com informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Dental, por Redação

Tratamento de canal não dói nem escurece os dentes; saiba mais

“Vai precisar fazer canal”. Ouvir essas palavras do dentista já faz o paciente torcer o nariz. Mas, mesmo comum, muita gente não sabe o que acontece exatamente na boca no tratamento de canal.

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Ministério da saúde e cnpq lançam apoio a projetos em saúde bucal

Está aberta, até 13 de outubro, chamada que visa apoiar projetos de pesquisa e contribuir com a Política de Saúde Bucal Brasileira, o Brasil Sorridente. É a chamada pública MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit 10/2012.

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre saúde bucal

À medida que saem novos estudos sobre tratamento e prevenções de doenças, a conscientização sobre saúde bucal cresce. Muitas pessoas seguem à risca sua rotina de higiene diária

Deixe seu Comentário:

=