Publicado por Redação em Dental - 22/08/2014 às 10:10:38

Cirurgiões-Dentistas buscam equiparação salarial

Em 12 de agosto, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou Audiência Pública com a finalidade de analisar propostas visando à adoção de equiparação salarial em âmbito estadual entre as categorias profissionais de Cirurgiões-Dentistas e Médicos.

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades da categoria, bem como da de médicos e de farmacêuticos, que se solidarizam com o pleito.

Ressaltando que as reivindicações têm sido feitas em conjunto pela APCD, ABCD e Crosp, o secretário-geral do Crosp, Marco Antonio Manfredini, reforçou que os funcionários públicos do Estado perderam a equiparação salarial que tinham com a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos, em 2013 e, agora, os Cirurgiões-Dentistas querem a aprovação de Projeto de Lei Complementar (PLC) que acabe com essa disparidade, pois as carreiras são similares, e também a criação de plano de carreira.

Desde 2013 já houve sinalização, por parte do governo do Estado, de que há intenção de enviar este PLC. Uma vez na Assembleia, os Cirurgiões-Dentistas pretendem requerer sua tramitação com urgência. Além disso, foi ressaltado que a rubrica específica para essa equiparação, que deve ser expandida para aposentados e pensionistas, precisa ser incluída urgentemente no Orçamento do Estado para 2015.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Sílvio Jorge Cecchetto defendeu a valorização da saúde bucal nos serviços públicos, que sofre com o descaso do governo. “Nossas reivindicações são honestas e não pedem nada além do que é justo; até pela responsabilidade que o profissional de Odontologia exerce com a saúde bucal e geral da população, já que a saúde começa pela boca!”

A secretária-geral da APCD Central, Maria Ângela Marmo Fávaro destacou que “o Cirurgião-Dentista não é apenas a pessoa que faz obturações. Há diversas patologias que podem ser diagnosticadas por esse profissional, a quem cabe ainda o cuidado estético”.

Maria Lúcia Portes, do Grupo Técnico de Cirurgiões-Dentistas Funcionários e Servidores do Estado, somou-se às reivindicações de valorização do servidor público da área odontológica.

Além da presidente da comissão, a deputada estadual Telma de Souza que conduziu a audiência junto com o deputado estadual Carlos Neder, estiveram presentes os deputados estaduais Heroilma Soares Tavares, Luciano Batista, Adriano Diogo, Gerson Bittencourt, Alencar Santana, Aldo Demarchi, Welson Gasparini e Itamar Borges.

APCD - Com informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheças 5 efeitos do estresse na saúde bucal

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.

Dental, por Redação

Tecnologia invade consultórios de dentistas

Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.

Dental, por Redação

Dor orofacial; saiba quais as causas

Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Deixe seu Comentário:

=