Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/09/2011 às 11:29:56

Serviços representam um terço da alta da inflação, aponta IBGE

Além dos alimentos, outras categorias de produtos pressionam a inflação em 2011. É o caso dos serviços, que respondem por 34% da taxa do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no ano até agosto (4,42%).

Somados, os serviços corresponderam a 1,5 ponto percentual da variação do índice de janeiro a agosto.

Segundo Eulina Nunes dos Santos, essa categoria, "em geral, sobe em razão do aumento do rendimento" que proporciona maior consumo.

Apesar da desaceleração da economia, o mercado de trabalho segue firme neste ano, com a renda em alta.

Além disso, os serviços não sofrem a concorrência de importados, que entram mais baratos no país por conta do câmbio e empurram os preços dos similares nacionais para baixo.

As altas de destaque no ano até agosto ficaram com hotel (13,28%), estacionamento (10,07%), colégios (8,09%), empregado doméstico (7,58%), aluguel (7,48%), entre outras.

Os serviços estão dispersos em vários grupos do IPCA, como habitação (aluguel), despesas pessoais (empregados domésticos), entre outros.

Outra fonte de pressão neste ano são os preços administrados. Eles sobem na esteira da inflação mais alta já em 2010, que corrige contratos de serviços públicos, e do choque dos combustíveis.

Os administrados ou monitorados pelo governo representaram 26% da variação do IPCA de janeiro a agosto, com peso de 1,2 ponto percentual no índice.

Entre as altas mais significativas no acumulado do ano, estão etanol (10,53%), gasolina (6,15%) e ônibus urbano (8,44%). Já o telefone fixo subiu apenas 0,02%, abaixo do IPCA (4,42%).

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 06.09.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo tem 3 meses para cumprir 44% do esforço fiscal para 2012

O governo central tem apenas três meses para cumprir 44% do total programado para o superávit primário em 2012, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam, ainda com esperança de ação do BCE

As especulações dos investidores em relação a um possível anúncio de novas medidas de estímulo à economia da Zona do Euro pelo Banco Central Europeu (BCE) estão segurando as bolsas do mundo em campo positivo.

Notícias Gerais, por Redação

Programas de prevenção de planos de saúde crescem após 6 meses de implantação

Os programas de prevenção implementados pelas operadoras de planos de saúde cresceram após seis meses da vigência das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza, segundo informam dados divulgados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões com final 3 e 8

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta segunda-feira o benefício para os segurados que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 8, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Rebeldes terão ajuda de FMI e Banco Mundial para reconstrução líbia

O Banco Mundial reconheceu oficialmente nesta terça-feira o CNT (Conselho Nacional de Transição) como governo legítimo da Líbia e disse ter recebido pedidos para ajudar a restabelecer os serviços vitais do país e desenvolver programas para criação de empregos, no momento em que a Líbia tenta voltar ao normal após seis meses de guerra.

Deixe seu Comentário:

=