Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/04/2012 às 12:47:18

Governo corta impostos e quer banda larga em metade das casas até 2014

O governo anunciou nesta terça-feira (3) incentivos fiscais para acelerar os investimentos em telecomunicações e ampliar o acesso à internet em bandar larga. A meta divulgada pelo governo hoje é levar banda larga à metade das casas na zona urbana até 2014 e 15% das casas na área rural.

As medidas estavam em negociação desde setembro do ano passado e fazem parte de um pacote do governo para estimular o crescimento da indústria no país.

Outras metas para 2014 são atingir 60 milhões de acessos individuais à internet móvel e ampliar a rede nacional de banda larga para 30 mil quilômetros.

A medida anunciada nesta terça-feira prevê corte de impostos (IPI e PIS/COFINS) sobre os equipamentos nacionais e obras civis dos investimentos em infraestrutura de redes de telecomunicações, com suporte a serviços de internet em banda larga.

O governo calcula que, com a medida, deve abrir mão de R$ 461,5 milhões em impostos neste ano, e mais R$ 970 milhões em 2013.

No ano passado, entrou em vigor o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), uma tentativa do governo de melhorar o acesso à banda larga no país.

VEJA AS PRINCIPAIS MEDIDAS

- Redução de IPI para carros de montadoras que comprarem peças nacionais e investirem em pesquisa e inovação
- Empresas deixam de pagar 20% de contribuição ao INSS, e Tesouro Nacional banca eventual rombo da Previdência
- Redução de Imposto de Importação, IPI e PIS e Cofins em equipamentos e investimentos em portos e ferrovias
- Adiamento do pagamento de PIS e Cofins para cinco setores industriais com mais dificuldades: autopeças, têxtil, confecção, calçados e móveis. As empresas deixam de pagar os impostos em abril e maio e pagarão em novembro e dezembro. Isso deixa as empresas com um pouco mais de dinheiro em caixa por agora
- Incentivos no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas que contribuam com entidades de pesquisa sobre o câncer
- Instalação de 19 câmaras de competitividade, tendo como conselheiros empresários e trabalhadores. Entre os setores estão: saúde, bens de capital, mineração etc
- Levar banda larga à metade das casas nas cidades até 2014 e 15% das casas na área rural. Até 2014, atingir 60 milhões de acessos individuais à internet móvel e chegar a uma rede nacional de banda larga de 30 mil quilômetros

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê tímida redução de juros em 2013

Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) apostam numa tímida redução da taxa básica de juros, a Selic, em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado mantém previsão de PIB abaixo de 2% e eleva inflação em 2012

O mercado interrompeu uma série de 10 semanas seguidas de reduções e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano em 1,90%, porém elevou a perspectiva de inflação para 4,92% ante 4,87%

Notícias Gerais, por Redação

Sem leilões, área exploratória de petróleo retrai 30% no Brasil

A falta de rodadas de licitações de blocos de exploração de petróleo e gás no Brasil --a última ocorreu em 2008-- reduziu em aproximadamente 30% a área total sob concessão no país.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.

Notícias Gerais, por Redação

Mais da metade das empresas do país pagam remuneração variável

A remuneração variável, ligada ao desempenho do profissional, é adotada como técnica de retenção de talentos por 63% das empresas brasileiras. É o que mostra levantamento da consultoria Hays feito pela primeira vez no Brasil.

Deixe seu Comentário:

=