Publicado por Redação em Previdência Corporate - 23/10/2012 às 15:08:36

Serviços da Previdência podem ser agendados por telefone e internet

Por meio da Central 135 e também pela Internet, o atendimento programado diminui o tempo de espera nas agências do INSS

Segundo divulgação da Previdência Social na sexta-feira (19), grande parte dos serviços prestados por ela está disponível para os segurados por meio da Central 135 e também pela Internet(http://www.xn--previdncia-r7a.gov.br). Na Agência Eletrônica do Segurado na página da Previdência(http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=54), o cidadão pode agendar o atendimento eletrônico, consultar o calendário mensal de pagamento de benefícios, retirar o Extrato Previdenciário mediante apresentação de senha, requerer o auxílio-doença, consultar as perícias- médicas já agendadas, além de outros serviços.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita para todo o País quando realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local quando feita de celular. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico.

Além de informações básicas e orientações sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios, os atendimentos podem ser agendados e alguns serviços podem ser realizados por esses canais, evitando que as pessoas se desloquem, desnecessariamente, até as Agências de Previdência Social (APS). Isso possibilita aos servidores das agências terem mais tempo para analisar os pedidos e agilizar as concessões.

Em julho de 2012, a Central 135 realizou uma média de 162.817 atendimentos por dia. A média diária de atendimentos presenciais nas agências foi de 197.854. O número total de agendamentos naquele mês foi de 637.324. O Instituto afirma que, quando o segurado não utiliza a comodidade do agendamento eletrônico e vai até a agência sem agendar o horário de atendimento, ele acaba esperando mais e permanecendo mais tempo na agência.

Para agendar o atendimento na APS, basta que o segurado entre em contato com a Central 135 ou acesse a Agência Eletrônica Segurado na internet. A vantagem de utilizar esse serviço é que o atendimento programado diminui o tempo de espera na agência para os segurados que realmente necessitam comparecer a uma unidade do INSS, além de possibilitar ao Instituto um melhor gerenciamento dos serviços prestados à população.

Horário de Verão
Com início do Horário de Verão, a Central 135 continuará funcionamento das 7h às 22h, exceto para os segurados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que deverão ligar das 8h às 23h.

Quem ligar antes das 8h e após as 23h nos dois estados da Região Sudeste – e também aos domingos – terá apenas a opção do atendimento eletrônico e ouvirá mensagem alertando sobre a mudança no atendimento.

O Horário de Verão irá vigorar durante 119 dias, terminando em 17 de fevereiro de 2013. Nesta data a Central 135 voltará a funcionar de 7h às 22h, em todo o país.

Fonte: www.canalrioclaro.com.br
 


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR: 725 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão

A Receita Federal recebeu, até as 16h desta terça-feira, 725 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. Este é o quinto dia de envio da prestação de contas dos contribuintes para o Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Setor tem a maior captação líquida da indústria de fundos em 2012

A categoria previdência teve a maior captação líquida -que é a diferença entre as aplicações feitas e os resgates- dentre os fundos de investimento em 2012, de R$ 35 bilhões.

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consulta de mais um lote de restuições do IR

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que vai liberar, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9 horas, consulta ao lote de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)

Previdência Corporate, por Redação

Governo volta a discutir fator previdenciário com centrais sindicais

O governo federal retoma nesta sexta-feira a discussão com as centrais sindicais sobre aposentadoria. Um dos temas em pauta é o fator previdenciário, cálculo usado para desestimular a aposentadoria precoce do trabalhador.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: mulheres são mais conservadoras

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos fez um levantamento do perfil da carteira de clientes de previdência privada e constatou: as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado investidor e se mostram conservadoras quando o assunto é aplicação em produtos de previdência privada.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresceu 16,26% em 2011

A arrecadação da previdência privada aberta fechou 2011 com aumento de 16,26% em relação a 2010, para 53,5 bilhões de reais em novos depósitos, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Deixe seu Comentário:

=