Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/06/2011 às 10:19:41

Senado analisa redução de carência para aposentadoria de mulheres de baixa renda

SÃO PAULO - A Comissão de Assuntos Sociais do Senado deve avaliar, na quarta-feira (1º), proposta que diminui as exigências para a concessão da aposentadoria de mulheres de baixa renda.

A ideia é que elas possam contar com carências inferiores às aplicadas para os demais segurados do Regime Geral de Previdência Social. Hoje, pela legislação especial, a dona de casa de menor renda pode se aposentar por idade, aos 60 anos, se ela houver contribuído pelo menos por 15 anos.

O PL 81/11, da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), estabelece que a carência pode cair para até dois anos se a segurada já tiver 60 anos ou quando atingir essa idade, entre 2011 e 2014. A partir de 2015, haverá um aumento gradual da carência, até o mínimo atual de 15 anos.

“Com essa iniciativa, esperamos contribuir efetivamente para a inclusão previdenciária de uma numerosa categoria de pessoas que, hoje, está quase que completamente à margem de um direito assegurado pela Constituição Federal”, afirmou a senadora, de acordo com a Agência Senado.

Benefício assegurado
Pela proposta, o benefício deve ser concedido à segurada que já tiver atingido os requisitos, mesmo que a contribuição tenha sido feita de forma descontínua ao longo do período anterior ao pedido da aposentadoria.

A relatora da medida na comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), recomenda a aprovação da proposta. Na avaliação dela, o tratamento favorecido às donas de casa de baixa renda dentro do regime previdenciário é uma medida compensatória.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Massificados

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Coaching, a profissão do momento

Com um bom curso e uma boa instrução, é possível se adaptar e tomar as rédeas do mercado. 

Vida em Grupo, por Redação

Veja quais os ramos que o agente de seguros poderá comercializar

Na proposta elaborada pela Susep para a regulamentação do agente consta um dispositivo segundo o qual será vedado a essa figura o exercício da atividade de corretagem de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

R$ 7 Bilhões de Janeiro a Abril em seguros pessoais

Indicadores oficiais da Federação Nacional de Previdência Privada - FenaPrevi destacam que os seguros de pessoas arrecadaram R$ 7 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano, montante 13% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco seguros fecha 2011 com corrida e caminhada da longevidade

questão do envelhecimento da população sai das salas de reuniões e toma as ruas. Há cinco anos a Bradesco Vida e Previdência realiza o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade, que já mobilizou cerca de 145 mil pessoas, com 47 edições realizadas.

Deixe seu Comentário:

=